5 dicas de contabilidade para empreendedores

Park Office | 27 de abril de 2023

Gestão e Liderança

Se você sonha em montar uma empresa ou então, já realizou este sonho e está em busca de dicas para melhorar a gestão do seu negócio, confira as dicas de contabilidade para empreendedores que vamos apresentar neste conteúdo.

Ao acompanhar este conteúdo até o final, você descobrirá formas de pagar menos impostos e alternativas para simplificar as rotinas contábeis da sua empresa.

Vamos ajudar você a simplificar as rotinas contábeis do seu negócio e chegar mais longe, livre de impostos abusivos e burocracias.

1.Diferença entre distribuição de lucros e pró-labore

Quando o assunto são dicas de contabilidade para empreendedores, a primeira coisa que você precisa compreender, é a diferença entre distribuição de lucros e pró-labore.

Diferenciar essas duas espécies de recebimentos é fundamental para que empreendedores como você, evitem problemas com o fisco, e além disso, paguem menos impostos.

Distribuição de lucros: A distribuição de lucros é uma das alternativas que as empresas possuem para remunerar seus sócios.

https://www.jacalculei.com.br/contabilidade-online/distribuicao-de-lucros-o-que-e-e-como-aplicar/

Essa espécie de pagamento não é obrigatória, é variável e só pode ser paga quando a empresa registra lucro no seu balanço contábil.

No entanto, o grande ponto positivo aqui, é que esta é uma forma de remunerar os sócios, que é livre de impostos, ou seja, não incidem tributos sobre a distribuição de lucros.

Pró-labore: O pró-labore funciona como o salário dos sócios, sendo de caráter obrigatório e pagamento mensal, independentemente dos resultados da empresa.

Sendo assim, mesmo que a organização esteja registrando prejuízo, os sócios que prestam serviços para a empresa precisam receber o pró-labore.

O valor do pró-labore não pode ser inferior a 1 salário mínimo e sobre ele incide a contribuição previdenciária (INSS) e o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF).

Sendo assim, uma estratégia que pode ser muito boa para quem deseja pagar menos impostos, é retirar apenas 1 salário mínimo mensal de pró-labore e receber o restante a título de distribuição de lucros.

https://www.jacalculei.com.br/contabilidade-online/o-que-e-pro-labore-significado-e-como-calcular/

Se você sonha em montar uma empresa ou então, já realizou este sonho e está em busca de dicas para melhorar a gestão do seu negócio, confira as dicas de contabilidade para empreendedores que vamos apresentar neste conteúdo.

2.Com planejamento tributário é possível pagar menos impostos

Quando falamos em dicas de contabilidade para empreendedores, um item que não podemos deixar de fora é o planejamento tributário.

Talvez você não saiba, mas dados de um levantamento realizado pelo IBGE em parceria com o Impostômetro apontam que 95% das empresas brasileiras pagam mais impostos que o necessário.

Para não fazer parte deste tipo de estatística, as empresas precisam contar com o apoio e assessoria de uma contabilidade que ofereça serviços em planejamento tributário.

Em um bom planejamento tributário, diversos itens são analisados, dentre eles:

  • Faturamento anual da empresa;
  • Faturamento mensal;
  • Atividades desenvolvidas (CNAE);
  • Tributação dos produtos e serviços vendidos;
  • Valor e encargos da folha de pagamento;
  • Local de atuação da empresa;
  • Créditos, benefícios e isenções fiscais;
  • Regimes tributários.

Por sua vez, com base em uma análise completa e criteriosa de todos esses itens, a contabilidade pode montar um plano para que as empresas paguem o menor volume possível de impostos, sem cometer qualquer tipo de irregularidade fiscal ou contábil.

3.Contabilidade não precisa ser sinônimo de burocracia

A contabilidade para empreendedores não precisa ser lenta e burocrática como a maior parte das pessoas imagina.

Para acompanhar o crescimento da sua empresa, você precisa contar com o apoio e assessoria de uma contabilidade moderna, ágil e descomplicada.

Tecnologia e contabilidade podem andar juntas e oferecer benefícios importantes para a sua empresa, independente do seu porte ou segmento de negócios.

Descomplique as rotinas contábeis da sua empresa com o nosso apoio e alcance melhores resultados para o seu negócio.

4.Você precisa armazenar suas notas fiscais por 5 anos

Você sabia que com base no que determina a legislação tributária em vigor, você precisa guardar as notas fiscais da sua empresa por 5 anos?

Entre as dicas de contabilidade para empreendedores, essa é aquela que pega mais gente de surpresa. Seu embasamento legal está no Código Tributário Nacional.

Dentro do período de 5 anos, a Receita Federal e a Secretaria de Fazenda podem solicitar cópias das notas fiscais da sua empresa para fins de averiguação e fiscalização.

Sendo assim, procure armazenar em segurança as suas notas fiscais e evite problemas com o fisco.

5.O fisco sabe quanto sua empresa vende

Quando o assunto é dicas de contabilidade para empreendedores, não podemos deixar de fazer um alerta importante: o fisco sabe quanto você vende.

Na expectativa de pagar menos impostos, alguns empresários deixam de emitir notas fiscais em uma tentativa de enganar o fisco.

No entanto, com o auxílio de tecnologias avançadas, a Receita Federal e demais órgãos fazendários, conseguem detectar com certa facilidade indícios de sonegação fiscal.

Dentre os mecanismos utilizados pelo fisco para tal verificação, podemos destacar:

  • Movimentações bancárias na conta dos sócios e da empresa;
  • Extrato das operações de venda nos cartões de crédito;
  • Volume de compras incompatível com o de vendas;
  • Crescimento injustificado do patrimônio da empresa e seus sócios;
  • Dentre outros mecanismos de inteligência fiscal.

Por sua vez, uma vez detectado um indício de fraude fiscal, um verdadeiro pente fino é realizado nas movimentações da empresa, podendo resultar em sanções, como:

  • Cobrança de impostos com multa e juros;
  • Aplicação de multas;
  • Suspensão das atividades da empresa;
  • Início de um processo judicial por crime de sonegação fiscal;
  • Prisão dos responsáveis pela ilegalidade.

Diante de tudo isso, não deixe de emitir notas fiscais e registrar todas as operações da sua empresa, em conformidade com o que determina a legislação em vigor.

Empreender em sociedade é um bom negócio?