5 características do intraempreendedor

Park Office | 3 de maio de 2023

Gestão e Liderança

O intraempreendedorismo é uma poderosa ferramenta de inovação para grandes empresas, e o intraempreendedor é fundamental para colocá-la em prática e tem características específicas. Encontrá-los, no entanto, não é uma tarefa tão simples. É preciso fomentar o perfil e os comportamentos, favorecer as características e incentivar ações para descobrir ou formar o intraempreendedor dentro da própria organização.

Ainda que muitas empresas desejem estimular o intraempreendedorismo, as dúvidas em relação ao profissional indicado para isso são comuns. Afinal, o que é um intraempreendedor e quais são as características que o definem? E qual o seu papel prático na estrutura corporativa?

Conversamos com especialistas em recrutamento para traçar o perfil intraempreendedor e, neste artigo, explicamos quem é este profissional e como atraí-lo para a sua empresa.

Acompanhe a leitura.

Qual é o papel do intraempreendedor?

Em linhas gerais, o intraempreendedor é um profissional que trabalha em uma empresa, mas age com senso de dono. Abraça projetos com a responsabilidade, a motivação e o perfil empreendedor. É aquele que empreende dentro da companhia, mesmo estando sob processos, políticas e redes de suporte estabelecidos, mas com algumas diferenças.

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“São profissionais que vestem a camisa da organização, com olhar proativo para novas ideias e projetos”, define Carolina Cabral, gerente sênior de recrutamento da Robert Half, empresa de recrutamento e seleção.

Na prática, como explica Richard Townsend, Country Manager da Robert Walters Brasil, especializada em recrutamento de alto nível, o propósito de um intraempreendedor é analisar a situação da empresa e buscar novas oportunidades que possam melhorar seus resultados ou sua performance por meio de ideias criativas.

Profissionais com esse perfil foram responsáveis pelos grandes exemplos de intraempreendedorismo já conhecidos, como o botão “Curtir” do Facebook e o Playstation da Sony. Eles obtiveram espaço e estímulo para tirar ideias inovadoras do papel, lideraram essas iniciativas que transformaram negócios, criaram novos produtos e geraram um alto impacto para as empresas.

O intraempreendedorismo é uma poderosa ferramenta de inovação para grandes empresas, e o intraempreendedor é fundamental para colocá-la em prática. Encontrá-los, no entanto, não é uma tarefa tão simples. É preciso fomentar o perfil e os comportamentos, favorecer as características e incentivar ações para descobrir ou formar profissionais dispostos a empreender dentro da própria organização.

De acordo com o especialista, o comportamento do intraempreendedor funciona dessa forma:

  • Ele se pergunta: “onde estamos agora e onde gostaríamos de estar?”;
  • Para responder, ele deve pesquisar quase tudo sobre a empresa, seu estado atual, sua estratégia, as oportunidades de mercado e a forma de agir dos concorrentes;
  • Ao obter as respostas, ele começa a buscar novas soluções;
  • Encontrando uma solução viável, ele tenta convencer seus gestores a adotarem sua ideia.

5 características do intraempreendedor que toda empresa deve buscar

De acordo com os especialistas, há  5 competências essenciais que intraempreendedores demonstram em comum:

  • proatividade para buscar soluções;
  • criatividade para desenvolver ideias inovadoras;
  • adaptabilidade para encontrar saídas;
  • senso de empreendedor para assumir responsabilidades e riscos;
  • boa comunicação para vender ideias e defender caminhos.

Townsend, da Robert Walters Brasil, alerta que o intraempreendedor tem que se sentir confortável com certo nível de risco e com a possibilidade de falhar. “Precisa também ser capaz de trabalhar de forma independente”, diz ele.

A maioria dessas competências pode ser desenvolvida por meio de treinamento, mas não há dúvidas de que existem aqueles cujo perfil comportamental facilite esse tipo de atuação.

Além disso, alguns fatores externos também contribuem para o desenvolvimento de uma cultura intraempreendedora. “Uma cultura organizacional que ‘empodere’ os profissionais e ofereça um ambiente confortável para a livre expressão de ideias, sem dúvida, favorece que os profissionais sejam propositivos e tragam suas sugestões”, afirma Carolina, da Robert Half.

Ainda no ambiente, profissionais com “senso de dono” desde a alta liderança inspiram os demais. Iniciativas que permitam a integração entre as áreas e projetos multidisciplinares também são uma forma de criar um senso de pertencimento e conhecimento das demais áreas, permitindo que o profissional tenha insumos e confiança para agir proativamente sugerindo inovações

1. Proatividade

A capacidade de prever problemas e pensar estrategicamente nas adaptações necessárias para resolvê-los é essencial. Ser intraempreendedor significa buscar soluções e estar apto a agir a todo momento.

2. Criatividade

A habilidade para fazer análises estratégicas precisa vir acompanhada de um certo jogo de cintura para propor soluções nem sempre óbvias. O Gmail, criado por um funcionário do Google insatisfeito com serviços de e-mail na época, é um desses exemplos.

É claro que boa parte do mérito se deve à cultura de inovação da empresa, mas, sem a iniciativa desse profissional, que decidiu criar uma plataforma diferente das que já existiam no mercado, a história teria sido outra.

3. Adaptabilidade

Nem sempre o cenário é positivo e, por isso, saber se adaptar torna-se uma característica fundamental do intraempreendedor. Esse profissional tem a capacidade de entender o cenário rapidamente e se adequar para trabalhar de maneira eficiente em prol do objetivo traçado mesmo em condições adversas.

4. Senso de empreendedor

Mais do que um clichê da inovação corporativa, a ideia do colaborador que se vê como parte essencial de uma estrutura para a qual ele deseja desenvolver novos projetos é um dos pontos centrais do intraempreendedorismo.

Assim como um empreendedor é responsável pelo sucesso – ou insucesso – da empresa, o intraempreendedor também é quem assume a responsabilidade. Seja a criação de produtos ou serviços, novas estratégias de inovação ou mesmo um novo modelo de negócio, cabe a ele a tarefa de guiar a iniciativa.

5. Boa comunicação

De nada adianta ser proativo, criativo e adaptável se não existe a habilidade de comunicar tudo isso. Por isso, uma boa comunicação é indispensável para esse profissional.

A empresa é responsável por dar voz ao intraempreendedor e criar um ambiente favorável à proposição de ideias, mas cabe a ele a missão de apresentar as soluções a todos, sejam gestores e líderes ou companheiros de trabalho.

Como atrair, incentivar e reter profissionais intraempreendedores?

A importância do intraempreendedorismo precisa estar refletida na cultura da empresa que busca esse perfil de profissional. Sem isso, é quase impossível atrair e reter intraempreendedores. Mas como fazer isso?

Para as companhias e gestores, o primeiro passo é demonstrar estarem prontos – ou nesse caminho – para aceitar novas ideias. Um intraempreendedor quer saber se a corporação tem dinheiro e apetite suficientes para investir em suas ideias.

“Em geral, ele sonha em promover grande impacto na empresa e, se não consegue ver a possibilidade disso, vai trabalhar em outro lugar”, analisa Townsend.

Outra sugestão, para além da contratação, é buscar intraempreendedores dentro da própria companhia. Muitas vezes, as características intraempreendedoras já estão presentes em profissionais-chave da organização, que apenas precisam ser incentivados.

“O intraempreendedorismo está diretamente associado ao ambiente de trabalho e à cultura organizacional”, afirma Carolina. “Se a empresa não proporcionar um ambiente livre, instigante e aberto a mudanças, será difícil atrair ou reter esses profissionais”, ressalta.

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Dessa forma, uma ação se conecta à outra, criando uma cadeia de fomento ao profissional intraempreendedor. Novas iniciativas são incentivadas pela cultura organizacional, ganham destaque internamente e estimulam outros colaboradores a se posicionar dessa forma.

Fora da companhia, as ações realizadas também passam a ter visibilidade, gerando interesse de outros profissionais em fazer parte para intraempreender naquela organização.

A importância do perfil intraempreendedor para a inovação

A inovação é um assunto que ganha cada vez mais relevância dentro das empresas. Corporações voltam suas atenções para a busca de caminhos diferentes, soluções para problemas, antigos e novos, e até desenvolvem novos negócios – através do Corporate Venture Building –, mas poucas alcançam tal sucesso sem profissionais intraempreendedores.

Isso acontece porque o Intraempreendedorismo tem uma relação direta com inovação, e a valorização do perfil intraempreendedor surgiu justamente da necessidade de grandes empresas acelerarem seu nível de inovação.

“Em geral elas são mais lentas para inovar do que empresas menores, e a fomentação do intraempreendedorismo é uma tentativa de criar um ambiente ágil dentro estruturas normalmente engessadas”, explica Townsend. Para Carolina, a capacidade desses profissionais de encontrar oportunidades ajuda as empresas a ter novas ideias e otimizar processos. Ou seja, o intraempreendedorismo é o fator que possibilita que a inovação aconteça.

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