Park Office | 7 de julho de 2022
Advogado
Já parou para pensar em como fazer networking na área jurídica? Manter bons relacionamentos é relevante tanto para a vida pessoal quanto profissional. A prática constante do networking ajuda a construir uma carreira, a fortalecer e estreitar negociações, trocar informações importantes, conhecimentos, experiência e novas oportunidades de negócios e de capacitação.
O sucesso, geralmente, está ligado aos relacionamentos que são construídos ao longo da carreira, fortalecendo a imagem profissional com parceiros fortes, pois a troca de vivências auxilia na solução de problemas que talvez sozinho não teria conseguido resolver. O conjunto dessas práticas será transformado em resultados positivos expressivos para o network na área jurídica
Esses eventos são excelentes oportunidades de aumentar o conhecimento profissional, mas também de conhecer outros profissionais para fazer network na área jurídica
Os advogados podem estar presentes nesses eventos como espectadores e também palestrantes. É uma excelente oportunidade de mostrar o domínio de conhecimento e se tornar mais reconhecido.
Apesar de ser uma prática antiga, os cartões de visita ainda são muito eficientes. Coloque nele informações importantes como nome, telefone e e-mail. O teu cartão de visita com a logo do escritório de advocacia poderá impressionar e ficar na memória para uma possível indicação. Esteja sempre bem apresentado e preparado para qualquer ocasião.
Uma dica importante é carregar alguns cartões consigo, pois nunca se sabe quando uma nova oportunidade de contato surgirá.
Dica: Existem agências especializadas em logos para escritório de advocacia, pesquise sobre e tenha a sua marca na memória das pessoas.
Colegas de trabalho e faculdade são contatos essenciais e que levam a novas possibilidades, como as indicações.
Por isso, é importante apoiar e prestigiar os colegas de alguma forma, mantendo-os sempre por perto. Essas são maneiras de manter contato, esclarecer dúvidas e trocar informações importantes.
Aqui se reflete ainda mais a importância do networking, uma vez que profissional nenhum consegue alcançar o sucesso sozinho.
Nas redes sociais, podemos encontrar grupos dedicados a todo tipo de assunto, desde jurídicos até de manutenção predial hospitalar.
Neles, os profissionais trocam informações sobre o mercado, esclarecem dúvidas, indicam trabalhos e, claro, estabelecem bons contatos.
Hoje existem escritórios virtuais focados no atendimento de advogados, sempre bom manter contato para uma possível demanda em outro estado ou cidade.
É possível encontrar grupos de assuntos jurídicos no Facebook e no LinkedIn, cabendo ao profissional saber administrá-los para manter sua rede de contatos sempre ativa.
Os advogados correspondentes são profissionais que atuam em nome de outros profissionais e escritórios, e é uma das melhores maneiras de aumentar o networking.
Muitos advogados e escritórios contratam profissionais correspondentes em outras cidades, pois é uma maneira de economizar tempo e dinheiro.
Isso fornece a possibilidade de aumento nos rendimentos dos contratados, mantendo-os sempre em contato com diversos profissionais. Além do mais, quando o trabalho é bem feito, novas oportunidades aparecem.
Nos momentos em que um profissional está sobrecarregado e não consegue atender um novo cliente, ele pode indicar um colega que esteja à disposição.
Isso também acontece em outros setores, como em uma escola particular fundamental. Os advogados que indicam outros para seus clientes também serão indicados em outras oportunidades.
Inclusive, muitos profissionais e escritórios fazem parcerias de indicação, o que aumenta as chances de novos clientes e ganhos.
É uma atitude que sempre traz bons resultados, beneficiando a todos os envolvidos. Isso porque o cliente terá o atendimento que precisa e um profissional terá uma nova oportunidade de trabalho.
Escolha um nicho para atuar na advocacia. Quando você tem um segmento ou um nicho de cliente específico, fica mais fácil você estudar o seu cliente e saber sobre as suas necessidades.
Assim, você sabe mais sobre os interesses dele e estabelece uma comunicação mais efetiva com ele. Inclusive essa é uma das formas de fidelizar clientes.
Por isso, quando for a eventos em que o seu nicho de cliente também esteja, a sua comunicação será muito mais assertiva.
Desta forma, irá gerar muito mais interesse no seu cliente pelos seus serviços.
Se você deseja construir uma rede de contatos sólida, esteja disposto a conhecer mais sobre o outro.
Para isso, demonstre interesse em saber sobre os objetivos, as habilidades, os gostos e as conquistas das pessoas. Desta forma, você terá informações para personalizar suas conversas, gerar mais conexão e resgatar esse contato posteriormente (follow up). Quando você demonstra um interesse genuíno pela outra pessoa, ela tende a se interessar por você.
Ou seja, pode ser mais viável uma venda dos seus serviços no futuro. O bom networker tem dois ouvidos e uma boca e sabe utiliza-los proporcionalmente.
Ao invés de focar em realizar uma venda imediata, preocupe-se em, primeiramente, se tornar conhecido e confiável para os outros.
Isto é, de nada adianta você ser especialista em alguma área se ninguém o conhece o suficiente.
Para isso, invista na construção de relacionamentos verdadeiros e duradouros a longo prazo com os seus contatos.
Tente, primeiro, ajudá-los a melhorar os seus negócios a fim de que essas pessoas se sintam compelidas em lhe ajudar depois.
Afinal, somente após lhe conhecer, as pessoas se sentirão impelidas a te ligar ou a referenciar seus serviços para outras pessoas. Ou seja, crie uma imagem positiva para si próprio para atrair boas oportunidades de negócios.
Priorize agir com sinceridade, lealdade e comprometimento com o que você faz.
Afinal, certos valores são mais importantes do que todas as técnicas aplicadas a networking. As pessoas exercem mais empatia com quem se identificam.
Todos os profissionais, de qualquer ramo de atuação, precisam ter contato com outros para que possa conhecer melhor o seu mercado, os clientes, como cobrar pelos seus serviços, as melhores empresas para se trabalhar, entre muitas outras possibilidades.
Essa é a intenção do networking, fazer com que empresas e pessoas tenham contato com aqueles possam fazê-los crescer em sua área de atuação e servir bem o mercado.
Os advogados entendem bem a importância disso e não deixam de ter uma relação amigável com quem possa acrescentar em sua trajetória.
Mais do que ter amigos de profissão, o networking é uma maneira de se apresentar ao mercado, conquistando oportunidades que jamais viriam caso o profissional não tivesse bons contatos.
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