Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

Rede de empresas: o que significa? O que você pode ganhar com isso?

Park Office | 30 de março de 2020

Escritório Virtual

A grande competitividade do mercado global traz às empresas a necessidade de sair do cenário vertical e hierárquico e passar a atuar em um cenário horizontal

Empresa em rede é um termo usado para designar novos modelos de empresas modernas.

Diferentemente de uma empresa sistêmica, uma empresa em rede é organizada de forma reticular, ou seja, virtualmente ou em tela.

O modelo organizacional de empresa em rede é inovador e começou a ser observado no final do século XX, tendo como sua principal característica a relação com a internet e com a tecnologia digital.

O avanço tecnológico contribuiu diretamente para o compartilhamente e velocidade da informação e para a existência de uma empresa em rede.

História

A internet é um meio de comunicação que permite pela primeira vez a comunicação entre muitos, em um momento escolhido, em escala global.

A internet promoveu uma mudança na economia mundial. Segundo estudos do teórico Manuel Castells, firmas comerciais foram a força propulsora da expansão da internet, que foi moldada em grande parte em torno desses usos comerciais.

Da mesma forma que as empresas transformaram a internet, esta transformou e ajudou a desenvolver as empresas.

Definição de rede

A palavra rede é definida, segundo Manuel Castells, como um conjunto de nós interconectados. A formação de redes é uma prática humana muito antiga, mas hoje elas são energizadas pela Internet.

Como já previu Don Tapscott, a aplicação de novas tecnologias modifica toda a estrutura organizacional das empresas, gerando maior produtividade e eficácia organizacional ao trabalho.

Segundo Manuel Castells, a grande competitividade do mercado global traz às empresas a necessidade de sair do cenário vertical e passar a atuar em um cenário horizontal.

Portanto, dessa forma, a estrutura organizacional vertical passa a dar lugar a uma composição como de empresas virtuais, empresas em ou teias de empresas.

Características de uma empresa em rede

Em uma empresa em rede predomina a interação da informação, a comunicação descentralizada e o relacionamento colaborativo. Sendo assim, é diferente de uma empresa sistêmica, já que essa é dividida em áreas isoladas, que dificilmente contribuem diretamente entre si.

Na empresa em rede uma teia imaginária permite a relação entre todos os membros da empresa, internos e externos (fornecedores e consumidores), que cada vez mais interagem e participam dos processos de uma empresa moderna (o network).

Para serem mais competitivas no mercado global as empresas encontram a necessidade de migrar de um cenário vertical e hierárquico para um cenário horizontal.

Alguns casos já comprovam que o uso de tecnologia de informação diminui processos e, consequentemente, os desperdícios e erros. Assim, conseguem um bom retorno financeiro, além de economizar tempo e valorizar a entrega aos cliente.

Uma empresa em rede não necessariamente é uma empresa “ponto com”, ou seja, não realiza apenas vendas online, mas todo o seu processo está em rede.

Conclusão Devido a internet e grande competitividade global, as empresas tiveram que se adaptar e arranjar formas únicas de sobreviver. Assim surgiu a empresa em rede, que possui grandes benefícios, como a diminuição de erros e contato mais próximos com todos os membros.

Referências

  1.  CASTELLS, M. A Galáxia da Internet: Reflexões sobre a Internet, os Negócios e a Sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.
  2.  CASTELLS, M. A Sociedade em Rede. Paz e Terra, 2002.