Profissionais aposentados agregam ao mercado com experiência e bom senso
Park Office | 25 de janeiro de 2022
Gestão e Liderança
Agora em janeiro foi comemorado o Dia Nacional dos Aposentados, mas muito se engana que esses profissionais estão fora do mercado. Muito pelo contrário, de acordo com o IBGE, um quarto dos aposentados do país continua ativo. E essa proporção sobe gradualmente desde 2011.
A população brasileira está envelhecendo. A estimativa é que também pare de crescer, a partir de 2030. Isso significa que haverá necessidade de alongamento da carreira profissional. O que já está previsto na proposta de mudança na aposentadoria.
Seja para complementar a renda, permanecer ativo ou deixar um legado, empreender após a aposentadoria pode ser uma oportunidade de ir atrás de desejos profissionais que não foram realizados durante a vida sem a pressão de precisar construir a carreira. Um exemplo famoso é o caso de Ray Kroc, do McDonald’s, que começou a rede de franquias da marca já com 52 anos.
A experiência de vida e a inteligência emocional são as principais vantagens de quem empreende nessa fase. Portanto os empreendedores maduros costumam saber o que querem, o que facilita o processo. Veja alguns pontos importantes para abrir um negócio nessa fase da vida!
Dicas para profissionais aposentados
Ter clareza do objetivo do negócio. Portanto, a experiência de vida e profissional dos mais maduros é um ponto forte e facilita na hora de escolher o nicho de mercado.
Utilizar parte dos recursos poupados durante a vida. Geralmente profissionais que estão encerrando a carreira no mercado formal de trabalho, em geral, possuem algum financiamento próprio, seja com a aposentadoria ou economias feitas ao longo da vida. No entanto, não é recomendado colocar todo o capital guardado no negócio. Sendo prudente optar por algo que não necessite grandes investimentos
Os profissionais aposentados certamente pode contar com a disponibilidade de tempo. Ou seja esses profissionais tem mais tempo livre e podem planejar melhor o negócio.
Contratar um escritório virtual. Além de facilitar diversas burocracias, é uma alternativa para reduzir custos. E ainda mais se o profissional aposentado está pensando em iniciar um negócio ou que possa trabalhar no sistema híbrido, intercalando o trabalho remoto com o presencial. Os profissionais aposentados busca produtividade e um escritório pronto tem sua vantagens de tempo, além de oferecer diversos serviços, por exemplo, atendimento telefônico, secretária, gerenciamento de correspondência, recepção com endereço físico e fiscal, além de um local para eventuais reuniões.
A experiência e o bom senso desses profissionais agregam muito ao mercado e podem gerar diversos negócios.