Missão, visão e valores: o que é, a importância e como definir

Park Office | 16 de setembro de 2022

Gestão e Liderança

As diretrizes estratégicas de uma organização são definidas pela Missão, Visão e Valores da empresa. Com elas, é possível enxergar com antecedência os sinais de mudança, identificar as oportunidades criando dessa maneira condições para as ações positivas.

Mas você sabe o que é e como definir?

A Missão, visão e valores tem como definição estabelecer a identidade e o propósito de um negócio. Sem eles, todo o Planejamento Estratégico pode não dar certo, afinal é necessário entender tudo sobre a empresa para guiar as decisões e conseguir atingir os resultados previstos.

A definição desses pilares é importante por direcionar as ações tomadas pelos gestores e deixar claro o caminho a ser seguido e onde a empresa quer chegar. Ter o alinhamento da missão visão e valores traz uma nova ótica para novas contratações e auxilia no desenvolvimento dos objetivos estratégicos.

O que é Missão da Empresa?

A missão é como uma afirmação consistente do propósito e o motivo da existência da empresa, a finalidade da sua criação. Ou seja, a missão é a razão de ser da empresa, é a função que ela desempenha no mercado para tornar-se útil. Justificando, dessa maneira, seus lucros perante os acionistas e a sociedade em que atua.

A missão pode ser definida como a identidade da empresa, explicitando seu negócio, sendo concisa, clara e objetiva para todos que fazem parte da organização e também para seus clientes. E todas as ações, decisões e atitudes da empresa precisam ser tomadas de acordo com esse propósito.

O que é Visão da Empresa?

A visão, nada mais é que um cenário futuro ou uma intuição, um sonho, uma evidência. É a representação de onde quer chegar e o que pretende alcançar. É importante entender também que a Visão tem um tempo pré-estabelecido para ser cumprido. Por isso, pode sofrer mudanças ao longo do tempo.

Ela está acima de qualquer objetivo dentro da empresa, é praticamente a imagem projetada para o futuro da organização que deve ser compartilhada e apoiada por todos os colaboradores que já trabalham ou venham a trabalhar na organização.

Mas, para isso, ela deve, se possível, ser construída com a participação de todos, buscando expressar um sonho futuro também desejável para eles. É necessário que a visão mostre (de forma pratica, realista, temporal e visível) onde e quando a empresa deve atingir seus objetivos.

O que são Valores da Empresa?

Os valores, em linhas gerais, são os princípios que regem as ações e decisões de uma empresa. Eles devem ser definidos como crenças básicas para a tomada de decisão, porém sempre lembrando, que a empresa deverá saber diferenciar um valor e uma crença.

Para clarear esse entendimento, podemos interpretar crença como sendo algo em que eu acredito como sendo correto, justo e bom. O valor, por outro lado, é uma crença pela qual eu coloco as minhas decisões com o intuito de serem alcançadas.

Os valores podem ser vistos dessa forma como ideais a serem atingidos. Porém, isso não impede a empresa de se nortear por crenças básicas. Assim como a visão, a construção dos valores de uma organização deve ser feita em conjunto com seus colaboradores. Como padrão, os valores devem ser definidos entre 5 e 6, onde deverão ser seguidos e cobrados os seus resultados.

Como criar uma missão, visão e valores para a organização?

Uma organização pode ser descrita através das suas diretrizes e objetivos estratégicos, assumindo alguns comportamentos que dão sustentação para o planejamento estratégico. Nesse sentido, ter claro como o propósito de uma organização é essencial.

Veja abaixo como elaborar a missão, visão e valores e incluir isso na rotina da sua empresa!

Como definir sua Missão?

Existem alguns pontos comuns que devem ser refletidos pela organização antes de estabelecer a missão:

  • Qual é o negócio da empresa?
  • Quem é seu cliente?
  • Qual praça a organização atua?
  • Quais os seus diferenciais competitivos?
  • Qual a sua contribuição social?

Definir a missão não é tarefa fácil. É através dela que a empresa estabelece políticas, desenvolve estratégias, concentra recursos e começa a trabalhar.

Para entender de forma mais didática o sentido da missão na organização empresarial vejamos alguns exemplos de missão de empresas:

  • Empresa de transportes – Fornecer serviços de transporte com pontualidade e zelando pela manutenção da integridade da carga transportada.
  • Clínica médica – Prevenir, reabilitar, promover a saúde e prolongar a vida com qualidade técnica.
  • Banco – Garantir a excelência na entrega de produtos e serviços financeiros, maximizando valor para clientes e acionistas.

Notamos, entretanto que desenvolver uma missão é muito mais do que simplesmente estabelecer a diferença entre receita e custo da organização. O lucro não é a explicação, a causa ou o fundamento único das decisões e atitudes da empresa, e sim o seu teste de validade, transformando a gestão de custos e a gestão estratégica em um diferencial competitivo para a organização. Sua Missão tem que ser bem difinida.

Como definir sua Visão?

Para definir uma visão a organização deve levantar as seguintes reflexões:

  1. Como queremos ser vistos no futuro?
  2. Qual é o desafio que se apresenta para os nossos colaboradores?
  3. Onde estaremos atuando com nossos clientes?
  4. Quais são as principais oportunidades que podem surgir?

É por essa razão que Collins e Porras (1995) sugerem que é bem mais interessante construir uma organização visionária do que se basear em um líder com visão. Abaixo vamos ver alguns exemplos práticos de como fazer a Visão para uma organização bem sucedida:

  • Empresas de transportes – Ser a transportadora mais ágil em distribuição de cargas de todo o território nacional até 2022;
  • Fábrica de Software – Estar entre as dez maiores empresas de software do Brasil em número de clientes e faturamento até 2024;
  • Banco – Ser o melhor e maior grupo financeiro do Brasil em geração de valores para clientes, acionistas e colaboradores até 2026.

Destacamos que nos exemplos acima relacionados, todas as organizações possuem um objetivo ou mais, um prazo definido e um indicador para medir esse objetivo da empresa.

Dessa maneira, a empresa deve medir anualmente seus objetivos, mensurando se foram atingidos no prazo proposto ou se estão próximos de serem atingidos, utilizando indicadores para a interpretação de resultados.

Como definir seus Valores?

Para os valores serem seguidos dentro da empresa, eles precisam atender a certos critérios, como:

  • Clareza e objetividade, permitindo a compreensão de todos;
  • Conhecimento público para toda a organização, cliente e sociedade;
  • Ser seguido obrigatoriamente à risca por todos dentro da empresa.

Para facilitar ainda mais o entendimento sobre esse conceito, listamos abaixo alguns exemplos de valores:

  •  Satisfação do cliente – Ele é a razão de ser do negócio;
  • Valorização e respeito às pessoas – São elas o grande diferencial que torna tudo possível;
  • Busca da excelência – Levando a máxima qualidade para todos os consumidores;
  • Preocupação com o meio ambiente – Deixando um mundo melhor para nossos descendentes;

Responsabilidade social – Ajudar no combate às desigualdades de classes.

Qual a importância da Missão, Visão e Valores organizacionais?

Entendemos então, que a definição de Missão, Visão e Valores de uma empresa é fundamental na cultura organizacional. Além de orientar o caminho correto a ser seguido pela empresa, também auxilia no planejamento dos objetivos a serem alcançados e na mensuração dos resultados da organização.

Estabelecer esses tópicos está completamente atrelada à administração estratégica e devem ser sempre lembrados por seus gestores e colaboradores. Da mesma forma, as avaliações frequentes devem ser feitas para saber se a empresa está seguindo a estratégia que foi definida através desses fundamentos.

Enfim, pode parecer trivial, mas a missão, visão e valores são fatores básicos para alinhar toda a companhia por um propósito e elevar crescimento organizacional.

Quer conhecer a missão, visão e valores do Park Office ?

MISSÃO

Oferecer soluções presenciais e virtuais para que nossos clientes façam mais negócios, facilitem a gestão das suas empresas e ajudem a criar um mundo mais colaborativo.

VISÃO

Queremos ser referência para os clientes que precisam de soluções arrojadas para gerarem mais negócios. Buscamos a valorização do ser humano para alcançar a excelência e a inovação em nossos serviços, especialmente os relacionados a Escritório Virtual.

VALORES

Inovação para facilitar a vida do cliente Praticidade e organização em nossos processos e serviços Eficiência para gerar economia de tempo e recursos Comprometimento com o sucesso de todos envolvidos.

Veja mais em https://parkoffice.com.br/missao-visao-e-valores

Saiba Mais