Park Office | 1 de abril de 2020
Empreendedorismo
Home office não é coisa do futuro: trabalhar em casa pela internet é a realidade de muitos trabalhadores. Quem está em busca de empregos pela internet para trabalhar em casa precisa saber que nem tudo são flores, existem diversos desafios para conseguir ser produtivo em lugar tão confortável que oferece tantas distrações. Mas não quer dizer que é impossível: com essas dicas, você vai descobrir que é possível trabalhar em casa e ainda ser muito melhor do que se trabalhasse em um emprego comum.
Home Office
Apesar em casa você precisa ter uma rotina eficiente . Se você trabalha para uma empresa tradicional, provavelmente você segue o mesmo horário dela.
Caso você não tenha chefe, defina seus horários, como faria em um escritório normal. Tenha hora para entrar e sair do trabalho, mesmo que ele seja próximo a sua cama.
Tenha certeza de que todos em casa saibam o seu horário de expediente: quando todos conhecem seu horário, é mais fácil que ele seja respeitado. E ao trabalhar em home office, seus familiares vão fazer você cumprir seu horário, especialmente na hora de encerrá-lo.
Não significa que você precisa vestir a mesma roupa que usaria na empresa, mas trabalhar em casa não significa ficar o dia todo de pijama. Trocar de roupa vai lhe ajudar na transição “de casa para o trabalho”.
Saia de casa, faça uma caminhada no quarteirão, vá até a padaria e volte. Nesse momento, entre em casa como se estivesse chegando ao trabalho. Consequentemente, essa saída já vai fazer você começar a pensar no que tem a fazer no dia e lhe deixará focado nas tarefas.
Escolha uma janela com luz, mas não uma que dê para uma rua movimentada e barulhenta. Assim, você vai ver o dia passando e perceberá o tempo e horários do dia.
Organização é tudo!
Você tem um cômodo dedicado ao home office? Fechar a porta passa a mensagem que você está trabalhando e não deve ser perturbado, assim como lhe separa das distrações do lar.
Pinte e decore um local da sua casa para ser seu escritório, para que você não se distraia. Um espaço com conforto e o mínimo de distrações vão ajudar no seu fluxo de trabalho.
Vista traz inspiração!
Não é por estar em casa o dia todo que seus amigos podem lhe visitar a qualquer momento: faça entender que está trabalhando em home office e sua rotina precisa ser eficiente. Faça planos apenas naqueles horários em que você os encontraria caso trabalhasse em uma empresa.
Ao trabalhar com mais pessoas em um escritório de verdade você não se distrai vendo vídeos ou navegando nas redes sociais pois corre o risco de ser flagrado pelos outros.
Caso você tenha um colega que também trabalhe em casa, combine com ele de um cobrar o outro as tarefas prometidas para aquele dia. Se você precisa ler um longo relatório e há uma viagem agendada, deixa a leitura para fazer durante essa viagem.
Você está em um grande projeto que divide com outra pessoa? Melhor do que enviar mensagens, e-mails ou ligações toda hora, deixe a webcam ligada e fique conversando com a outra pessoa durante o dia. Consequentemente você não vai passar o dia sozinha, mas em companhia virtual.
Saiba mais sobre as ferramentas do Google de vídeo conferência
Você trabalha melhor de dia, ou a noite? Acima de tudo, tire vantagem de trabalhar home office e ter seu próprio horário, para programar as tarefas mais complicadas para os seus melhores horários. Em outros momentos, faça tarefas simples.
Reserve momentos no dia para responder seus emails, limpar o escritório e planeje algumas momentos de pausas. Quando você coloca em sua agenda o que fará, fica mais fácil seguir aquela programação e focar nas tarefas.
Além disso, procure adaptar suas tarefas ao seu dia: se você sabe que em certo horário seus familiares estão em casa falando alto, evite agendar ligações a um cliente.
Pausas são importantes até mesmo para sua saúde. Sendo assim, tenha em seu computador um programa que te recomende intervalos, como o que eu te indico aqui.
Se outras pessoas estão se divertindo ao seu redor, manter o foco no seu trabalho será muito mais difícil. Home office e distrações não combinam!
Se você perde muito tempo com pequenas tarefas, pense na possibilidade de ter uma pessoa que possa fazer tarefas para você na rua ou até mesmo contrate um motoboy para certas tarefas.
Se muitas das suas pequenas tarefas forem onlie, você pode contratar assistentes virtuais, ou seja, pessoas que também trabalham em casa, para te ajudar. Busque por “assistente virtual” no Google e aparecerão diversos sites no quais você poderá contratar alguém.
Se você tem filhos em casa, considere ter uma babá. Caso você estivesse em um escritório, eles estariam com alguém. Em casa você também está trabalhando e precisa se concentrar, nem que seja por meio período.