ESG nas empresas: confira 9 dicas de práticas ambientais

Park Office | 9 de junho de 2023

Gestão e Liderança

Por que certos investimentos funcionam melhor do que outros? Por que algumas empresas parecem mais atrativas para potenciais parceiros comerciais e ficam à frente de suas concorrentes? A resposta depende de um conjunto de fatores. Um dos destaques são as práticas ESG nas empresas.


ESG, do inglês, Environmental, Social and Governance (Meio Ambiente, Social e Governança).
é um conjunto de padrões usados para medir o desempenho das companhias em termos de sua responsabilidade ambiental, impacto social e práticas de governança corporativa que surgiu como uma forma de medir a sustentabilidade dos investimentos.

Três Pilares do ESG para empresas:

  • A responsabilidade ambiental concentra-se em como as companhias administram seu impacto sobre o meio ambiente através de práticas como a redução de emissões ou a utilização de fontes renováveis de energia.
  • A responsabilidade social analisa a forma como as empresas interagem com suas comunidades, proporcionando salários de vida e promovendo iniciativas de diversidade no local de trabalho.
  • Governança Corporativa examina as políticas da companhia relacionadas com remuneração executiva, independência da diretoria e direitos dos acionistas entre outras áreas que podem afetar o sucesso de uma organização a longo prazo.
ESG nas empresas


As empresas estão agora tomando medidas para garantir que tenham uma estrutura sólida de ESG em vigor para não apenas cumprir a conformidade regulamentar, mas também, reduzir o risco operacional e impulsionar o desempenho financeiro. Ao incorporar critérios de ESG em suas operações, as empresas podem construir confiança com os investidores, fortalecer as relações com as partes interessadas e demonstrar compromisso com práticas sustentáveis.

Portanto, com base nessas considerações, parceiros comerciais avaliam a viabilidade de uma empresa como investimento sustentável. Assim, independentemente do tamanho do seu negócio, adotar a estrutura ESG é fundamental para colher os benefícios de ser reconhecido como uma marca sustentável. Fique atento às 9 práticas de ESG destacadas neste artigo para entender como elas podem beneficiar sua empresa. Vamos concentrar-nos especialmente nas práticas ambientais, simbolizadas pela letra "E" em ESG, que podem fazer seu negócio prosperar de maneira mais ecológica.

1. Reduzir o consumo de energia


Investir em eficiência energética é, sem dúvida, uma das formas mais sustentáveis de manter uma empresa em funcionamento.


Esquecer uma lâmpada acesa ou usar água de forma excessiva pode parecer um desperdício inofensivo, o que não é verdade. O consumo de energia elétrica provoca impactos ambientais, da mesma forma que a maioria das atividades humanas.


Por essa razão, é importante estimular uma cultura de economia de energia. Por essa razão, torna-se crucial promover uma cultura de economia de energia. Você pode alcançar isso através de práticas simples, incentivando sua equipe a apagar as luzes e desligar os computadores após o expediente, desativar o ar-condicionado e trocar lâmpadas fluorescentes (que contêm mercúrio, uma substância prejudicial ao meio ambiente) por lâmpadas LED.


A implementação de uma iluminação energeticamente eficiente, operada por sensores, é outra solução interessante. As luzes se apagam quando as salas não estão em uso e acendem quando alguém estiver nos ambientes. Dessa forma, ao adotar essas práticas, sua empresa não só reduz os impactos ambientais mas também consegue economizar significativamente na conta de energia.

2.Reduzir a pegada de carbono

A expressão "pegada de carbono", frequentemente mencionada em discussões sobre meio ambiente e mudanças climáticas, pode ser complexa de entender. Basicamente, a pegada de carbono serve como uma métrica crucial para avaliar a quantidade total de gases de efeito estufa emitidos na atmosfera, decorrentes das atividades de pessoas, empresas ou até países inteiros.

Geralmente, é medido em toneladas de CO2e (dióxido de carbono equivalente).


Sua empresa pode minimizar a pegada de carbono e ajudar o meio ambiente de muitas maneiras. Basta fazer ações como reduzir a quantidade de energia que usa, promover viagens de maneira inteligente e reduzir o desperdício.


Portanto, é um investimento vantajoso não apenas para o meio ambiente, mas também para o orçamento. Investidores atentos aos padrões ESG buscam empresas verdes. Eles preferem organizações que minimizam a emissão de gases de efeito estufa em todas as etapas, da aquisição de matéria-prima à fabricação.

3.Utilizar energias renováveis


À medida que a população mundial cresce e as fontes tradicionais de combustível (carvão, petróleo e gás natural) podem se tornar escassas, as empresas precisam começar a investir em fontes alternativas de energia, como a energia solar e eólica.


Os sistemas sustentáveis de geração de energia são criados a partir de fontes que se reabastecem naturalmente, como luz solar, vento, água e até calor geotérmico (subterrâneo).


A infraestrutura necessária para adotar os sistemas alternativos de energia é cada vez mais viável no Brasil e no mundo. Consequentemente, mais empresas estão diminuindo o consumo de energia proveniente da queima de combustíveis fósseis e optando por fontes renováveis.

4.Instalar pontos de coleta seletiva


Toda empresa tem a responsabilidade de separar o lixo e fazer a coleta seletiva. Essa prática é o que evita o descarte inadequado de objetos danosos ao meio ambiente, além do acúmulo de lixo em ribanceiras, entulhos nos esgotos e contaminação das águas.


Uma das formas mais comuns de coleta seletiva hoje existentes no Brasil é a coleta por Pontos de Entrega Voluntária (PEVs). Sua empresa pode instalar PEVs em locais situados estrategicamente para garantir a entrega dos resíduos segregados e a posterior coleta pelo poder público.

5.Reduzir o consumo de descartáveis


Os plásticos descartáveis podem ser convenientes, mas são bastante prejudiciais ao meio ambiente. Eles não apenas poluem os cursos de água e os oceanos, mas também requerem energia para reciclar.
Seu escritório pode parar de usar objetos como copos de café e talheres descartáveis para reduzir a pegada de carbono da empresa.

6.Realizar o descarte correto de lixo eletrônico


Todo lixo eletrônico é composto de produtos químicos mortais, como chumbo, berílio e mercúrio. O descarte inadequado de aparelhos e dispositivos aumenta as chances de esses produtos químicos contaminarem o solo e poluírem o ar.


A primeira recomendação é verificar com o fabricante de determinado equipamento se há um ponto de coleta próximo à empresa. Também é importante manter as baterias de lítio dentro dos equipamentos no momento da coleta.

Além disso, em vez de descartar aparelhos eletrônicos no lixo, considere fazer doações. Dispositivos antigos, desnecessários para sua empresa mas ainda funcionais, podem beneficiar outros. Por exemplo, um computador mais antigo pode servir a uma ONG ou estudantes escolares.

7.Aderir ao arquivo digital


Nunca foi tão fácil armazenar e compartilhar documentos. Seja usando armazenamento em nuvem, seja realizando videoconferência (em vez de viagens), você pode reduzir a quantidade de resíduos e emissões de carbono da sua empresa.


Mantenha a rotina da sua equipe afastada de documentos impressos sempre que possível e incentive as pessoas a trabalhar com arquivos digitais no local de trabalho.

8.Estar em dia com as leis ambientais


Estar de acordo com a legislação ambiental é um pré-requisito para uma empresa exercer sua responsabilidade socioambiental e ser bem avaliada a partir dos padrões ESG.


No entanto, a legislação ambiental brasileira é repleta de leis, resoluções, atos normativos e decretos, além de estar em constante mudança. Tudo isso torna o alinhamento da empresa com a legislação ambiental um grande desafio.


Entender qual é a legislação aplicada sobre a empresa e como manter-se em dia com as leis demanda tempo, dedicação e auxílio de pessoas especializadas. Afinal, não basta saber quais são as leis, é preciso entender como funcionam e as suas aplicações.

9.Ser transparente


A transparência é um componente crucial da sua estratégia ESG. Sem ela, seus dados carecem de precisão e de validade. Felizmente, existem maneiras pelas quais as empresas podem aumentar a transparência de suas questões ambientais, sociais e de governança.


Por exemplo, para aprimorar a visualização de dados, é essencial comunicar externamente seus resultados e o impacto positivo de suas práticas ambientais, sempre priorizando clareza, confiabilidade e relevância. Além disso, as ações de ESG devem transcender o status de mero componente e se estabelecer como pilares fundamentais da sua estratégia empresarial. Portanto, é vital planejar o futuro da empresa tendo essas práticas como base, assegurando que elas sejam reflexivas e decisivas no cotidiano operacional.


Por estar cada vez mais em evidência no mercado, as práticas de ESG acabam por agregar valor e atrair investidores, caracterizando-se como um diferencial competitivo de mercado.


Com as dicas de ESG nas empresas que vimos até aqui, você tem um ponto de partida para colocar seu negócio em um caminho mais sustentável.

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