10 competências mais desejadas para o trabalho em 2023

Park Office | 12 de janeiro de 2023

Gestão e Liderança

Diante de todas as transformações recentes na rotina das empresas, quais as competências e habilidades se tornaram essenciais para o sucesso de um negócio e que deverão fazer a diferença em 2023?

A resposta está na observação do comportamento das empresas em relação à qualificação de seu quadro de colaboradores. Levantamentos recentes, como o realizado pelo site de recrutamento norte-americano ZipRecruiter, indicam, por exemplo, que por causa da adesão ao modelo de trabalho híbrido, a comunicação é uma das habilidades imprescindíveis para os novos tempos.

O mesmo resultado aparece em outro levantamento, este da Robert Half, empresa brasileira de recrutamento, em parceria com a escola de educação corporativa The School of Life Brasil. “Na pandemia e na pós-pandemia, a comunicação se fortaleceu demais e isso aparece em quase 100% das posições que a gente busca, independentemente de a posição ser para um profissional iniciante ou sênior”, afirma Maria Sartori, diretora associada da Robert Half, em entrevista ao site VocêSA.

Confira a lista das 10 competências ou soft skills (que são as competências relacionadas ao comportamento humano) mais valorizadas, de acordo com o site ZipRecruiter.

10 competências mais desejadas para o trabalho em 2023

Top 10 soft skills

  • Comunicação
  • Relacionamento com o cliente
  • Planejamento
  • Gestão de tempo
  • Gerenciamento de projetos
  • Pensamento analítico
  • Adequação às normas do compliance
  • Trabalho independente
  • Relacionamento interpessoal
  • Flexibilidade

O que são Soft Skills e Como Desenvolver?

Aprenda o que são soft skills e transforme o seu time em uma equipe de vencedores.

Quais competências você precisa ter para se destacar no mercado de trabalho?

Não são apenas as habilidades técnicas, mas também é preciso desenvolver soft skills, habilidades ligadas ao nosso comportamento.

Sua postura no seu emprego influencia seu desempenho e a avaliação que fazem de você. Como este é um assunto muito interessante para quem se preocupa com a carreira, preparamos um artigo especial com tudo o que precisa saber.

O Que São Soft Skills?

Soft skills são um conjunto de competências relacionadas ao comportamento humano. São consideradas características necessárias para que um profissional alcance seus objetivos, aquilo que estabelece para sua carreira.

Como se pode imaginar, soft skills esperadas de certo indivíduo estão relacionadas à área em que atua e ao posto que deseja ocupar no mercado de trabalho.

Um gestor, por exemplo, deve demonstrar habilidades comportamentais muito diferentes de quem lidera, e esses, também, se beneficiam quando desenvolvem suas características.

Um bom exemplo de soft skill é a inteligência emocional, a capacidade de lidar com as próprias emoções e usar essa energia a favor, sem impulsos ou arrependimentos.

Todo profissional, independente de sua posição, precisa de inteligência emocional para alcançar seus objetivos definidos.

Todas as soft skills trazem benefícios para a vida pessoal, além de serem importantes para o relacionamento com colegas de trabalho. O mais importante é que, mesmo que o indivíduo não demonstre tal habilidade, ele pode desenvolvê-la.

Diferença Entre Soft Skills E Hard Skills

Hard skills são habilidades técnicas, ao contrário de Soft skills, que são comportamentais.

Hard skills são concretas, quantificáveis e de aprendizado técnico. A capacidade de usar uma ferramenta é uma hard skill, assim como uma certificação em marketing digital.

Já Soft skills, como dito anteriormente, trabalham o sentido comportamental. São aprendizados subjetivos e de difícil análise, como por exemplo o pensamento crítico e a positividade.

Praticamente, a análise curricular pode não responder tudo o que a empresa precisa saber sobre determinado candidato.

Hard skills estarão lá, mas a equipe de recursos humanos também irá depender da análise comportamental, para determinar se o profissional está apto ou não para realizar o que a empresa espera dele.

Soft Skills Na Gestão De Projetos

Existem dois fatores cruciais para uma boa gestão de projetos: saber lidar com o tempo e com a equipe envolvida.

O tempo se traduz em uma série de soft skills diferentes, exigidas do gestor do projeto. Por exemplo, saber trabalhar sob pressão, manter a calma e tomar decisões eficientes de forma rápida.

É fundamental ser flexível para contornar possíveis problemas de cronograma, além da habilidade para negociar prazos.

Quando se trabalha em equipe, é importante entender que se fala de pessoas com perfis diferentes, passados diversos e distintas formas de trabalhar.

Por isso empatia, paciência, boa comunicação, persuasão e liderança são importantes para evitar conflitos, promover engajamento, garantir a união da equipe e entender a como lidar com cada indivíduo.

Soft Skills No Mercado De Trabalho

Mesmo não dependendo de diplomas e certificados, as soft skills são muito procuradas e valorizadas por profissionais de recursos humanos.

No ambiente de trabalho, onde os funcionários têm características comportamentais de acordo com os objetivos da empresa, podem entregar desempenhos melhores e também tendem a permanecer mais tempo nela.

Imagine profissionais que lidam facilmente com pressão, sabem gerenciar o tempo e possuem empatia. É fácil prever que vão se sair bem em cargos que exigem gestão de equipe ou contato com o público.

O engajamento ocorre de forma natural, eles concordam com os valores do negócio e se dedicam dia a dia para que alcance resultados.

Outro fator a favor de soft skills no mercado de trabalho é a produtividade. Afinal, habilidades comportamentais podem tornar um profissional mais focado, motivado e assertivo. Com isso, a contratação de um talento com as soft skills necessárias significa um retorno financeiro para a empresa.

As Principais Soft Skills

O grande desafio para desenvolver soft skills é saber por onde começar. Existem tantas que pode ser difícil priorizar as que atendem às demandas do mercado.

Vamos nos concentrar nas principais habilidades e competências comportamentais, a partir da recomendação de consultorias e portais através da internet.

1. Comunicação

Dialogar com colegas de trabalho pode evitar conflitos, resolver divergências e eliminar ruídos prejudiciais para a realização de tarefas.

2. Resiliência e Flexibilidade

A capacidade de se adaptar e continuar produzindo, apesar das mudanças de cenários, tais como experiências difíceis que trouxeram prejuízos, e também lições.

3. Liderança

Inspirar funcionários e motivar equipes a entregar resultados, sabendo cobrar desempenho sem constranger o time.

4. Criatividade

A capacidade de inovar, de “pensar fora da caixa” e de apresentar diferentes soluções para problemas antigos, diferentemente da forma padrão.

5. Trabalho Em Equipe

A essencial habilidade de cooperar com grupos compostos por pessoas diversas, contribuindo individualmente para o interesse coletivo.

6. Empatia

Se colocar no lugar do outro, se conectar com pessoas de diferentes cenários e entender sua abordagem sobre diversos temas e modos de trabalho.

7. Pensamento Crítico

Questionar métodos, identificar problemas, rever processos e buscar novas soluções, com sabedoria.

8. Positividade

Manter-se motivado e focado nas possibilidades reais, mais em acertos do que em erros.

9. Gestão do Tempo

Organizar as tarefas e não gastar tempo com atividades de menor importância

10. Trabalho Independente

Saber desempenhar sua função sem depender de outros profissionais

Como desenvolver Soft Skills?

Se você identificou, na lista acima, algum comportamento que precisa melhorar para crescer em sua carreira, saiba que esse movimento só depende de você;

Por serem características comportamentais, desenvolver soft skills é uma atividade individual. É preciso as próprias características, se dedicar ao autoconhecimento, à reflexão das próprias atitudes e à sempre melhorar.

Além da reflexão individual, uma forma de estimular o autoconhecimento para gerar uma mudança comportamental é, literalmente, se submetendo a elas.

Quer trabalhar melhor em equipe? Se insira em ocasiões onde isso seja necessário.

Quer praticar sua flexibilidade? Converse com pessoas que possuem pontos de vista opostos aos seus.

Sendo assim, a dica é realizar uma imersão no cenário para o qual deseja se qualificar.

Soft Skills De Líderes De Sucesso

Existem líderes reconhecidos tanto por suas capacidades estratégicas quanto por suas soft skills. Teremos como exemplo o empresário cofundador da Apple, Steve Jobs.

Steve Jobs

A liderança detalhista de Steve Jobs na Apple o tornou, para muitos e até hoje, um exemplo a se seguir. Afinal, possuía muitas soft skills.

A primeira era sem dúvidas, a criatividade. Jobs foi capaz de imaginar um mundo completamente diferente do de antes da criação dos produtos Apple, a exemplo do iPhone.

A segunda é sua atenção aos detalhes, sendo responsável pela simplicidade dos sistemas operacionais da Apple até hoje reconhecidos. Além disso, fez com que o primeiro iPhone fosse refeito até chegar ao modelo considerado perfeito.

Sua tendência perfeccionista influenciou os pontos de venda, impondo padrões de atendimento impecáveis nas lojas Apple.

Por fim, seu foco e habilidade de tomar decisões são outras características que merecem aplausos.

Chegando à Apple em 1997, a empresa sofria financeiramente em consequência de problemas com as vendas de computadores. O CEO, então, propôs estratégias para resolver o problema. Graças à sua intervenção, a empresa foi reerguida.

Conclusão

Falamos sobre soft skills, habilidades e competências comportamentais que, apesar de subjetivas, ajudam a compor o perfil ideal do profissional para as empresas.

Sendo assim, buscar seu desenvolvimento deve ser uma preocupação de todos que desejam ingressar ou recolocar-se no mercado.

Que tal começar um processo de autoconhecimento? Se você identificar carência em determinada soft skill, não espere por uma oportunidade para desenvolvê-la, seja em uma promoção, no atual emprego ou em uma vaga que sonha ocupar.

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