Enxergar os benefícios do Business Intelligence (BI) nem sempre é fácil. Apesar de ser uma das ferramentas essenciais para as empresas, muitos ainda não entendem o conceito. Assim, a análise de suas vantagens fica prejudicada.
Park Office | 10 de novembro de 2022
Gestão e Liderança
Enxergar os benefícios do Business Intelligence (BI) nem sempre é fácil. Apesar de ser uma das ferramentas essenciais para as empresas, muitos ainda não entendem o conceito. Assim, a análise de suas vantagens fica prejudicada.
Outro problema é a falta de visão prática para compreender de que maneira o BI afeta as rotinas e os resultados do negócio. Porém, em um mercado altamente competitivo e em constante evolução, é preciso superar tais questões para aplicar as estratégias corretas.
Você ainda não conhece o assunto? Acompanhe este conteúdo e descubra quais são os 6 Benefícios do Business Intelligence!
Para explicar o que é business intelligence, primeiro é importante entender a sua tradução: inteligência de negócios. Ele decorre da prática de transformar os dados em informações úteis para a gestão.
Inicialmente, ele tratava apenas do uso de plataformas para acessar dados sobre processos ou serviços. Porém, ao longo dos anos, o BI evoluiu e se tornou próximo dos conceitos de transformação digital e Big Data.
As ferramentas de BI usam tecnologias para coletar e analisar um conjunto de dados, permitindo a criação de relatórios e outros materiais. A prática pode ser adotada em todos os setores da empresa — operacional, comercial, marketing, financeiro, RH etc.
O sistema utilizado para aplicar o BI parte de uma visão integrada sobre todos esses setores, trazendo uma visão completa sobre a empresa. Assim, ele é usado como suporte para a tomada de decisão.
Por causa disso, o Business Intelligence pode (e deve) ser aplicado para as empresas de todos os portes.
Depois de entender o conceito, fica mais fácil conhecer quais são as vantagens do Business Intelligence para a gestão empresarial. Acompanhe a lista que preparamos!
Um dos pontos importantes da Business Intelligence é o uso de ferramentas que fazem a captura e análise dos dados. A automação de processos com inteligência artificial ou a aplicação da Internet das Coisas (IOT) são pontos importantes.
Na prática, a análise de indicadores de desempenho e métricas se torna mais simples. Um dos principais motivos é que as plataformas de BI permitem a análise de um grande volume de dados rapidamente.
Com eles, é possível acompanhar o desempenho da empresa como um todo, além de fazer a análise individual dos setores. Sem um suporte assim, as informações ficam desorganizadas e, muitas vezes, não são identificadas.
Como consequência, não é possível fazer uma avaliação detalhada dos dados, nem utilizá-los de forma eficaz. Logo, um dos benefícios de ter ferramentas de BI é exatamente viabilizar a obtenção de relatórios mais precisos e com agilidade.
Os dados acompanhados podem ser bastante amplos, incluindo informações sobre o mercado e a concorrência. Não é preciso se limitar ao que acontece apenas dentro da empresa.
Inclusive, a limitação não é uma prática recomendada. Afinal, os fatores externos têm impactos no negócio. Diante disso, o BI consegue trazer uma visão ampla sobre o mercado e os setores da empresa para avaliar oportunidades.
Também é possível identificar pontos de melhoria para otimizar os processos da empresa. Quando o objetivo é desenvolver o negócio, manter a competitividade e se destacar, esse cuidado é fundamental.
O planejamento de gestão exige decisões constantes sobre os caminhos que devem ser tomados. Porém, fazer isso apenas com base em opiniões e intuições gera um alto risco de erros. Então, todo o andamento do negócio pode ser prejudicado.
Nessa situação, um dos benefícios do Business Intelligence é permitir decisões fundamentadas em dados. Os líderes terão embasamento para avaliar as alternativas, comparar riscos e identificar qual é a prática mais adequada para o momento.
Além disso, todo o processo de tomada de decisão também acontece de maneira mais rápida. Ou seja, os responsáveis contam com as informações certas, no momento em que precisam.
Entender o perfil dos seus consumidores é essencial para oferecer os produtos ou serviços que eles precisam e agregar valor, certo? A prática também tem impacto direto no atendimento ao cliente.
Os dados do BI também podem ser usados para conhecer o cliente e entender o seu comportamento. Assim, o uso inteligente das informações permite o desenvolvimento de novas práticas de abordagem e atendimento.
O registro de dados sobre as interações com clientes, como compras, reclamações e outros contatos é capaz de trazer informações valiosas. E elas podem ser aplicadas de várias formas, como:
As técnicas ajudam a proporcionar uma experiência mais satisfatória para os clientes. Um dos principais benefícios que isso trará é a fidelização, que também reflete na reputação da empresa e na atração de mais consumidores.
O BI consegue proporcionar a análise em tempo real, com dados confiáveis e controlados. As informações são apresentadas de maneira integrada, tudo em um lugar. Significa que não há necessidade de acessar diversos bancos de dados para encontrar o que procura.
Isso reduz o tempo investido nessas tarefas, proporcionando mais eficiência para a equipe. Vale destacar que ele permite maior produtividade — e, consequentemente, a melhoria nos resultados obtidos.
Todos os benefícios do Business Intelligence que citamos resulta em uma grande vantagem: a diminuição dos erros e de riscos. Quando todos os processos relacionados aos dados são feitos manualmente, há mais chances de falhas.
Porém, quando a empresa utiliza ferramentas adequadas para isso, como uma plataforma de BI, é possível combater o problema. A repercussão é mais economia. Afinal, erros geram retrabalho, penalidades e outros elementos que trazem prejuízos.
Outro ponto relevante é que a estratégia aplicada de forma correta ajuda a obter aumento de receita. Os motivos são o crescimento das vendas, a maior produtividade e as decisões mais acertadas feitas pelos líderes.
Depois de conhecer os benefícios do Business Intelligence na sua empresa, procure boas ferramentas para implementá-lo. Com uma plataforma eficaz, sem dúvidas será mais fácil adotar a estratégia e utilizar os dados para o crescimento do seu negócio!
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