Enxergar os benefícios do Business Intelligence (BI) nem sempre é fácil. Apesar de ser uma das ferramentas essenciais para as empresas, muitos ainda não entendem o conceito. Assim, a análise de suas vantagens fica prejudicada.

6 Benefícios de implementar o Business Intelligence no seu negócio

Park Office | 10 de novembro de 2022

Gestão e Liderança

Enxergar os benefícios do Business Intelligence (BI) nem sempre é fácil. Apesar de ser uma das ferramentas essenciais para as empresas, muitos ainda não entendem o conceito. Assim, a análise de suas vantagens fica prejudicada.

Outro problema é a falta de visão prática para compreender de que maneira o BI afeta as rotinas e os resultados do negócio. Porém, em um mercado altamente competitivo e em constante evolução, é preciso superar tais questões para aplicar as estratégias corretas.

Você ainda não conhece o assunto? Acompanhe este conteúdo e descubra quais são os 6 Benefícios do Business Intelligence!

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O que é business intelligence?

Para explicar o que é business intelligence, primeiro é importante entender a sua tradução: inteligência de negócios. Ele decorre da prática de transformar os dados em informações úteis para a gestão.

Inicialmente, ele tratava apenas do uso de plataformas para acessar dados sobre processos ou serviços. Porém, ao longo dos anos, o BI evoluiu e se tornou próximo dos conceitos de transformação digital e Big Data.

As ferramentas de BI usam tecnologias para coletar e analisar um conjunto de dados, permitindo a criação de relatórios e outros materiais. A prática pode ser adotada em todos os setores da empresa — operacional, comercial, marketing, financeiro, RH etc.

O sistema utilizado para aplicar o BI parte de uma visão integrada sobre todos esses setores, trazendo uma visão completa sobre a empresa. Assim, ele é usado como suporte para a tomada de decisão.

Por causa disso, o Business Intelligence pode (e deve) ser aplicado para as empresas de todos os portes.

6 benefícios do Business Intelligence

Depois de entender o conceito, fica mais fácil conhecer quais são as vantagens do Business Intelligence para a gestão empresarial. Acompanhe a lista que preparamos!

1.Relatórios mais precisos e rápidos

Um dos pontos importantes da Business Intelligence é o uso de ferramentas que fazem a captura e análise dos dados. A automação de processos com inteligência artificial ou a aplicação da Internet das Coisas (IOT) são pontos importantes.

Na prática, a análise de indicadores de desempenho e métricas se torna mais simples. Um dos principais motivos é que as plataformas de BI permitem a análise de um grande volume de dados rapidamente.

Com eles, é possível acompanhar o desempenho da empresa como um todo, além de fazer a análise individual dos setores. Sem um suporte assim, as informações ficam desorganizadas e, muitas vezes, não são identificadas.

Como consequência, não é possível fazer uma avaliação detalhada dos dados, nem utilizá-los de forma eficaz. Logo, um dos benefícios de ter ferramentas de BI é exatamente viabilizar a obtenção de relatórios mais precisos e com agilidade.

2.Identificação de oportunidades

Os dados acompanhados podem ser bastante amplos, incluindo informações sobre o mercado e a concorrência. Não é preciso se limitar ao que acontece apenas dentro da empresa.

Inclusive, a limitação não é uma prática recomendada. Afinal, os fatores externos têm impactos no negócio. Diante disso, o BI consegue trazer uma visão ampla sobre o mercado e os setores da empresa para avaliar oportunidades.

Também é possível identificar pontos de melhoria para otimizar os processos da empresa. Quando o objetivo é desenvolver o negócio, manter a competitividade e se destacar, esse cuidado é fundamental.

3.Decisões baseadas em dados

O planejamento de gestão exige decisões constantes sobre os caminhos que devem ser tomados. Porém, fazer isso apenas com base em opiniões e intuições gera um alto risco de erros. Então, todo o andamento do negócio pode ser prejudicado.

Nessa situação, um dos benefícios do Business Intelligence é permitir decisões fundamentadas em dados. Os líderes terão embasamento para avaliar as alternativas, comparar riscos e identificar qual é a prática mais adequada para o momento.

Além disso, todo o processo de tomada de decisão também acontece de maneira mais rápida. Ou seja, os responsáveis contam com as informações certas, no momento em que precisam.

4.Melhora na experiência do cliente

Entender o perfil dos seus consumidores é essencial para oferecer os produtos ou serviços que eles precisam e agregar valor, certo? A prática também tem impacto direto no atendimento ao cliente.

Os dados do BI também podem ser usados para conhecer o cliente e entender o seu comportamento. Assim, o uso inteligente das informações permite o desenvolvimento de novas práticas de abordagem e atendimento.

O registro de dados sobre as interações com clientes, como compras, reclamações e outros contatos é capaz de trazer informações valiosas. E elas podem ser aplicadas de várias formas, como:

  • desenvolvimento de campanhas de marketing direcionadas;
  • personalização do atendimento;
  • identificação de problemas recorrentes, a fim de aplicar melhorias.

As técnicas ajudam a proporcionar uma experiência mais satisfatória para os clientes. Um dos principais benefícios que isso trará é a fidelização, que também reflete na reputação da empresa e na atração de mais consumidores.

5.Maior eficiência no negócio

O BI consegue proporcionar a análise em tempo real, com dados confiáveis e controlados. As informações são apresentadas de maneira integrada, tudo em um lugar. Significa que não há necessidade de acessar diversos bancos de dados para encontrar o que procura.

Isso reduz o tempo investido nessas tarefas, proporcionando mais eficiência para a equipe. Vale destacar que ele permite maior produtividade — e, consequentemente, a melhoria nos resultados obtidos.

6.Redução de erros e custos

Todos os benefícios do Business Intelligence que citamos resulta em uma grande vantagem: a diminuição dos erros e de riscos. Quando todos os processos relacionados aos dados são feitos manualmente, há mais chances de falhas.

Porém, quando a empresa utiliza ferramentas adequadas para isso, como uma plataforma de BI, é possível combater o problema. A repercussão é mais economia. Afinal, erros geram retrabalho, penalidades e outros elementos que trazem prejuízos.

Outro ponto relevante é que a estratégia aplicada de forma correta ajuda a obter aumento de receita. Os motivos são o crescimento das vendas, a maior produtividade e as decisões mais acertadas feitas pelos líderes.

Depois de conhecer os benefícios do Business Intelligence na sua empresa, procure boas ferramentas para implementá-lo. Com uma plataforma eficaz, sem dúvidas será mais fácil adotar a estratégia e utilizar os dados para o crescimento do seu negócio!

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