Park Office | 27 de março de 2020
Gestão e Liderança
Imunidade é o nome que damos à capacidade do organismo de se defender de invasores, no caso vírus, bactérias ou fungos que possam causar doenças. Quando ela está baixa, ficamos muito mais propensos a ter pequenas e grandes infecções e quadros como gripes.
Se você percebeu que sua imunidade anda em baixa, uma ótima pedida é apostar em ajustes nas refeições. Invista nos alimentos que são ricos em vitaminas, minerais e outras substâncias que auxiliam na manutenção do sistema imunológico.
Ao atingir a recomendação diária de consumo de frutas e vegetais, você já garante uma defesa melhor para o seu organismo. Anote aí: o consumo deve ser de cinco porções por dia, sendo três de frutas e duas de vegetais. A seguir, confira os melhores alimentos para sua imunidade e não deixe de incluí-los no seu prato:
Frutas cítricas, como laranja, acerola, kiwi, tomate, além de brócolis, couve e pimentão verde e vermelho são ricos em Vitamida C, antioxidante que aumenta a resistência do organismo.
Alimentos como brócolis, couve, espinafre são ricos em ácido fólico. O nutriente auxilia na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo, e também pode ser encontrado no feijão, cogumelos (como o shimeji e o shiitake) e a carne de fígado.
Carne, cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico), são ricos em zinco, nutriente que combate resfriados, gripes e outras doenças do sistema imunológico
Saiba mais: Conheça dez sinais de alerta para a imunidade baixa
Além de zinco, as nozes, castanhas, amêndoas e óleos vegetais (de girassol, gérmen de trigo, milho e canola) são ricos em vitamina E. Ela é benéfica, principalmente para os idosos, agindo no combate à diminuição da atividade imunológica por conta da idade.
Rico em licopeno, o tomate é forte aliado para combater doenças cardiovasculares, em suma removendo radicais livres do organismo. Esses compostos aceleram principalmente o envelhecimento celular e deixam o corpo mais propício a desenvolver doenças.
O ômega 3, encontrado no azeite e salmão, auxilia as artérias a permanecerem longe de inflamações, auxiliando na imunidade do corpo.
A castanha-do-Pará e cogumelos (como o champinhom) contêm selênio, um forte antioxidante que combate os radicais livres, melhorando a imunidade do corpo e acelerando a cicatrização do organismo.
Rico em vitaminas C, B6 e com ação bactericida, o gengibre, além de ajudar a tratar inflamações da garganta, também auxilia nas defesas do organismo.
A pimenta é uma ótima fonte de betacaroteno, que em contato com o nosso organismo se transforma em vitamina A, nutriente que protege o organismo de infecções.
O Consumo regular de iogurte ajuda a recompor as bactérias benéficas da flora intestinal, em outras palavras as chamadas probióticos. Elas são verdadeiros soldados lutando para expulsar do organismo as bactérias "ruins". Esses microrganismos contribuem no entanto para aumentar a imunidade. O intestino saudável é capaz de separar o que não nos faz bem e absorver os principais micronutrientes, como as vitaminas.
O alho, em primeiro lugar além de trazer um sabor delicioso para os mais diversos pratos, reduz e ajuda a diluir o muco nos pulmões, sendo eficaz contra tosse persistente e bronquite. O alho pode ser consumido junto a antibióticos, inclusive por ser rico em vitamina A, C e E, alho é um forte aliado para reforçar o sistema imunológico.
A Cebola é rica em substâncias anti-inflamatórias, antivirais, antiparasitárias, antibacterianas e antifúgicas, como a alicina, que ainda reduz, principalmente o risco de alguns tipos de câncer, como o de boca, laringe, esôfago, cólon, mamas, ovário e rins. Por isso, é um ótimo remédio para afastar gripes, resfriados e infecções em geral.
A geleia real é um superalimento recheado de nutrientes, fitoquímicos e antioxidantes. Essa composição química notável é a responsável por seus inúmeros benefícios à saúde. Ao ser consumida em jejum, ela aumenta a imunidade por conter altas concentrações de vitaminas, principalmente a vitamina C e complexo B.
Saiba mais: Fique atento para as principais causas de imunidade baixa
O própolis contém proteínas e compostos com capacidade de alterar e regular o sistema imunológico, além de ser antibacteriano e antiviral. O própolis ativa os passos iniciais da resposta imune, ao estimular receptores específicos e a produção de citocinas, que modulam os mecanismos da imunidade.
O ácido láurico e o ácido cáprico, presentes no óleo de coco, tem como propriedade modular o sistema imunológico, agindo contra fungos, vírus e bactérias. Além disso, uma forma indireta dele contribuir com a imunidade está na melhora do trabalho do intestino de eliminar as bactérias ruins.
A lichia é uma excelente fonte de vitamina C — cada 100 gramas do fruto apresenta 71,5mg da vitamina —, que ajuda a prevenir gripes e resfriados. Somado a isso, as antocianinas da lichia desempenham uma função farmacológica importante contra várias doenças cardiovasculares, crônico degenerativas, câncer, inflamações, imunidade baixa e alergias.
Por agir estimulando o crescimento da flora intestinal benéfica, a batata yacon é efetiva no extermínio de bactérias que entram em nosso organismo por meio da alimentação. Assim, o desenvolvimento da flora intestinal proporcionado pela batata yacon ajuda diretamente na prevenção de doenças e no fortalecimento da da imunidade.
O gérmen de trigo acumula vitaminas A, E e K em grandes quantidades, que possuem excelente poder antioxidante, previnem o envelhecimento das células e contribuem para o aumento da imunidade.
Além de ajudar a regular o sistema digestório, estimular o apetite e tonificar a pele, mantendo-a saudável, ele também é responsável pela boa coagulação sanguínea para o fortalecimento dos ossos. O gérmen de trigo pode ser consumido em molhos, iogurtes, frutas e outros alimentos como complemento alimentar.
Site: Minha Vida