Park Office | 19 de abril de 2023
Gestão e Liderança
Você já se perguntou se reúne as características de um perfil empreendedor antes de iniciar o seu negócio? Conduzir o próprio empreendimento está ligado a uma visão bastante ampla para tomar as melhores decisões.
Segundo estatísticas em cada dez empresas, seis fecham no país antes dos cinco anos de vida. Você sabe por que o motivo do fracasso? Falta de planejamento! Algo que um bom gestor na maioria das vezes negligencia.
Neste conteúdo vou te ajudar a entender um pouco mais sobre este assunto. Então, anote as características principais que uma pessoa que planeja empreender precisa explorar de si mesma e de seu negócio. Boa leitura!
Inicialmente é preciso ter Coragem para sair da zona de conforto e buscar vencer o percentual das empresas que fecham precocemente. É um cenário arriscado, principalmente se você vem da condição de funcionário e quer abrir o próprio negócio. Se antes a competição era apenas com outros colegas de trabalho, agora ela conta com empresas já consolidadas no mercado.
Consequentemente a Coragem desencadeará uma nova característica: a Autoconfiança. Acreditar em si próprio vai ajudá-lo a se tornar mais autoconfiante e transpassar isso para os que estão a sua volta e convencer colaboradores, fornecedores, investidores e outras pessoas a aceitarem suas ideias.
Essa é uma das condições básicas para desenvolver um perfil empreendedor. Isso não quer dizer que você terá que adotar uma postura superior, mas, sim, conquistar o respeito dos demais.
Um líder não é alguém que simplesmente ordena; na verdade, e alguém que sabe escutar e compreender, que mostra o caminho a ser percorrido, participa das decisões e busca as soluções com todos os envolvidos no processo.
Se você acha que tem uma ideia, que se colocada em prática pode render um bom negócio, insista nela. As pessoas que desistem diante dos primeiros problemas não estão aptas a empreender. Estar à frente de um projeto nem sempre é sinônimo de viver dias tranquilos ou sem obstáculos.
Perseverar está ligado à capacidade de confiar em si mesmo e no que pode fazer. Se os fatores que estão à sua volta indicam que persistir é um erro, talvez seja o momento de se reinventar.
Em linhas gerais, o empreendedor precisa analisar onde quer chegar e quais os objetivos que deseja alcançar. A partir daí é possível definir as estratégias e formas de colocá-las em prática para gerar maior retorno para o seu negócio.
Ao lado da Capacidade de Planejar o empreendedor precisa ter Capacidade Analítica para além de monitorar o mercado e suas tendências, posicionar o seu negócio criando opções inovadoras.
A liderança não está ligada apenas à iniciativa para o trabalho, mas também à capacidade de inspirar as pessoas a seguir os seus objetivos. Pessoas com perfil empreendedor precisam influenciar clientes, parceiros, colaboradores e fornecedores de forma positiva.
Nesse sentido, a Persuasão se mostra eficiente para fechar vendas, firmar parcerias, negociar valores com fornecedores, entre outras ações benéficas para o seu negócio.
Mas a Persuasão é uma virtude que deve ser usada com cautela, pois pode ser vista como manipulação — daí a importância de se manter atento às próprias atitudes para agir dentro da ética.
Basicamente é a capacidade do empreendedor de manter o equilíbrio nas situações mais adversas que encontrar pelo caminho e desenvolver estratégias para mudar o cenário.
Acredito ser uma das mais importantes habilidades de quem deseja empreender, especialmente em tempos de instabilidade econômica e pandemia quando tudo parece mais complicado.
Uma das tarefas onde o empreendedor vai encontrar novas soluções para o seu negócio. Mesmo que você não se considere um criativo, essa é uma habilidade que pode ser adquirida com estudo.
Aconselho procurar cursos que proporcionem maior experiência em como empreender e que forcem você a pensar “fora da caixa” em um mercado em constante mudança.
Vale lembrar que o perfil empreendedor reúne todo esse conjunto de características apresentadas e que potencialmente já residem em cada um de nós, mas precisam ser desenvolvidas e aprimoradas.
Economia de tempo e dinheiro, escritórios virtuais estão em alta