Park Office | 18 de agosto de 2022
Empreendedorismo
O BPO é uma tendência que vem se concretizando e se tornando um ganho estratégico diante de um mercado cada vez mais competitivo.
Com o Business Process Outsourcing, a empresa pode voltar seus olhos para o core do negócio, enquanto deixa as atividades secundárias nas mãos de especialistas.
No entanto, muitos gestores ainda lutam para entender o conceito — ou sequer o conhecem, muitas vezes confundindo com consultoria ou assessoria.
E para muitas empresas BPO, falta entender como se destacar no mercado.
Para esses negócios, o desafio é entender: como se desenvolver e demonstrar ao cliente que a sua empresa se diferencia das demais do mercado?
A resposta, acredite, não é difícil:
Além de apresentar uma gestão de serviços estratégica, uma boa aposta é buscar por soluções que agreguem valor ao negócio do cliente.
Nesse momento, contar com uma equipe qualificada, com agilidade no atendimento, e investir em tecnologia de ponta, é uma ótima forma de responder à competitividade do cenário.
Assim, você permite que o seu cliente se dedique à atividade principal do negócio, enquanto sua empresa BPO foca esforços na manutenção e otimização de outros setores essenciais ao negócio — embora secundários.
Neste conteúdo, você vai aprender como é possível aumentar a produtividade da sua empresa, mesmo com um quadro enxuto de funcionários.
A premissa envolve desenvolver as capacidades de trabalho dos colaboradores, delegando atividades repetitivas e burocráticas a softwares que automatizam as tarefas mais mecânicas.
No entanto, antes de mergulhar em soluções, é importante passar pelo conceito e entender as características do BPO.
É uma visão essencial, que vai lhe mostrar como o mercado de hoje encara o Business Process Outsourcing e o que espera de uma empresa BPO.
BPO é uma abreviação de Business Process Outsourcing, que traduzido para o português significa “Terceirização de Processos de Negócios”. No BPO, determinada empresa contrata outra empresa, no caso uma terceirizada, para assumir e controlar algumas das suas atividades.
O objetivo nesse caso, é entregar alguns processos da empresa para profissionais que tenham uma expertise em determinado assunto, seja em atividades relacionadas a área de TI, jurídica, contabilidade, entre outros.
É muito comum que o BPO seja muitas vezes relacionado à terceirização, principalmente pelo significado do termo. Porém, BPO possui diferenças se comparado a terceirização normal, propriamente dita.
A principal diferença entre BPO e a terceirização normal está no processo em si. Na terceirização normal, não há a necessidade de uma criação de um novo modelo processual para atender o serviço que foi solicitado.
A terceirização normal costuma atender um serviço pontual, único, como de manutenção ou limpeza, por exemplo. Por outro lado, a terceirização BPO é mais ampla, já que a empresa responsável irá assumir a atividade e o setor por inteiro, como de TI, financeiro ou RH.
Ou seja, todos os processos e resultados deste setor serão de responsabilidade dessa parceria e da empresa que assumirá as atividades.
Sem contar que no BPO, há um aprofundamento maior por parte da empresa contratada em relação às necessidades do cliente, desenvolvendo-se inclusive um modelo adaptável ao que ela precisa, no sentido de tecnologias, conhecimentos e procedimentos.
O BPO é um serviço oferecido por uma empresa terceirizada, que possui todas as ferramentas e conhecimento para contribuir com a melhoria de processos e procedimentos em determinada área da empresa contratante.
Com isso, a empresa pode ter mais facilidade para aliviar suas burocracias e focar em estratégias de gestão de pessoas e na execução das tarefas concretamente. Afinal, pode entregar processos como de contabilidade e jurídico para quem tem maior expertise para tal.
No mercado existem diversas soluções de empresas BPO que prometem otimizar a execução das tarefas e consequentemente oferecer maiores resultados em diversas áreas dos clientes.
Podemos destacar entre as principais soluções: BPO financeiro e BPO RH. Conheça mais sobre eles a seguir.
O BPO Financeiro está relacionado à gestão fiscal e contábil da empresa. Quando a organização decide pela terceirização desse setor, ela passa a se preocupar menos com burocracias nesse âmbito, sem contar que minimiza possíveis erros de cálculos.
O BPO Financeiro, no caso a empresa contratada, irá gerenciar questões como contas a receber e a pagar, administração e controle de documentos, emissão de boletos e notas, entre outros serviços.
Além disso, a empresa ou profissional contratado tem todas as ferramentas para propor medidas para melhorar o desempenho da organização como: reduzir custos, otimizar os processos e permitir uma transparência maior na exposição de dados da empresa.
O BPO RH consiste na organização e no gerenciamento de boa parte dos processos desse setor. Desde o controle de documentação até a gestão de recrutamento e seleção e carreira.
Dessa forma, a empresa que investe no BPO RH, pode diminuir os custos com um setor que requer profissionais especializados e que cuida de atividades das mais burocráticas da organização.
Com o apoio da empresa BPO, o contratante pode contar com profissionais mais técnicos e especializados, diminui os custos com espaço de trabalho, elimina a necessidade de treinamento em RH e agiliza a resolução das demandas diárias dos colaboradores.
Diversas áreas podem ter BPO, visto que as soluções oferecidas neste tipo de serviço podem agilizar a execução das tarefas, corrigir erros e consequentemente proporcionar bons resultados à empresa. Conheça quatro das principais áreas que costumam ter BPO.
Adotar o BPO na empresa pode proporcionar inúmeros benefícios para a organização, tornando os processos de diversas áreas mais assertivos, rápidos e eficazes. Confira abaixo algumas das principais vantagens do BPO.
Identificar gastos secundários e muitas vezes desnecessários não é tarefa fácil nas empresas, principalmente para aquelas que vivem com as equipes sobrecarregadas com muitas demandas nas principais áreas da empresa (administrativa, contábil e jurídica).
Contando com uma empresa BPO, é possível evitar gastos desnecessários, já que essa organização fará uma análise técnica de ganhos e gastos, criando estratégias para promover a redução de custos e fazer com que os investimentos sejam mais assertivos.
E não só isso, com profissionais com uma expertise maior em áreas selecionadas o trabalho é executado de forma mais precisa e minuciosa, principalmente em áreas financeiras.
De fato, terceirizar alguns processos burocráticos da empresa libera muitas áreas para se dedicarem à atividade-fim da organização. Pois assim, eliminam-se muitas atividades secundárias que acabam afastando os profissionais de suas tarefas principais.
O reflexo disso é um aumento na produtividade, posto que, os colaboradores não trabalharão mais sobrecarregados e não precisarão mais assumir tarefas operacionais e técnicas que estão fora do seu escopo de trabalho principal.
Outra vantagem importante do BPO está relacionada aos conhecimentos específicos que uma empresa terceirizada pode trazer à empresa.
Isso porque implementar o BPO em áreas determinadas significa ter profissionais qualificados, com experiência e com conhecimentos técnicos para executar aquele trabalho.
Se o investimento for em equipes internas, para alcançar essa excelência de um BPO, será necessário um gasto elevado de salário ou um alto investimento em formação para desenvolver os colaboradores.
Com o BPO o custo neste sentido pode ser muito menor e vantajoso.
Ter uma visão estratégica é o desejo de boa parte das empresas no mercado. No entanto, devido à alta demanda de tarefas, fica quase impossível dedicar um tempo exclusivo para identificar possibilidades de crescimento e aplicar estratégias neste sentido.
Por isso, com o BPO, a organização tem à disposição uma equipe especializada, seja na área contábil, RH, jurídica ou financeira, que pode fornecer informações estratégicas do mercado.
Esse desafio de identificar oportunidades de melhorias nos processos, com o BPO, é apenas delegado pela organização contratante e o gerenciamento em si fica nas mãos da empresa BPO.
Devido ao conhecimento técnico e específico que esses profissionais da empresa BPO têm, a empresa amplia seus horizontes no sentido de novas oportunidades. Já que eles estarão dedicados em encontrar boas oportunidades de negócios mais rapidamente e de forma eficaz.
Como toda estratégia organizacional a ser aplicada na empresa, existem as vantagens e desvantagens e com o processo de BPO não é diferente. Descubra agora quais as desvantagens de aplicar essa estratégia nos processos da empresa.
Os problemas de comunicação aparecem como a principal desvantagem do BPO, se não houver um processo bem determinado neste sentido entre a empresa contratante e a contratada.
Por ser um serviço terceirizado, muitas vezes a equipe do fornecedor não é alocado dentro da organização contratante e isso pode atrapalhar o diálogo e gerar diversos mal-entendidos no processo de execução das tarefas.
Além disso, muitas empresas contratam uma empresa BPO para aliviar o seu tempo interno, mas acabam se perdendo e passam a ter dificuldades para dedicar tempo para um alinhamento constante com quem está prestando os serviços.
Sendo assim, é essencial se atentar a esse processo de troca de informações e comunicação em geral ao apostar numa estratégia de BPO, para que o investimento não seja perdido.
Ao longo deste artigo, foi possível enxergar a representatividade que o BPO tem no mercado de uma forma geral. Podendo impactar diretamente os processos dos mais variados setores como: contábil, RH, jurídico, TI, fiscal, entre outros.
Ser amparado nessas áreas pode ajudar a empresa a reduzir custos, ter uma visão mais estratégica do mercado e principalmente manter um foco nas suas atividades mais importantes.
Contudo, é fundamental que a empresa se planeje para investir em BPO, para que as desvantagens não sejam maiores que as vantagens. Já que assim ela pode comprometer os processos da organização e a gestão financeira, caso não haja planejamento.