criatividade e inovação no ambiente de trabalho

Criatividade e inovação no ambiente de trabalho.

Park Office | 17 de novembro de 2021

Inovação

Muito se fala de criatividade e inovação no ambiente de trabalho, mas afinal, parte da empresa ou dos profissionais ?

Ser criativo parece tão difícil. Mas será que é mesmo? Será que é possível aprender ou praticar? Vamos falar um pouco sobre criatividade, aproveitando que existe uma data comemorativa, o dia 17 de novembro.

Muitas vezes ligamos a criatividade a práticas artísticas, mas vai muito além disso. Na verdade, é a capacidade de um indivíduo imaginar, criar, produzir ou inventar conceitos e coisas inéditas. Pode ser entendida também como a ponte entre o pensamento abstrato e o seu correspondente tangível.

Qual é o processo da criatividade?

A criatividade é o ato de transformar ideias novas e originais em realidade. E passa por dois processos, pensamento e produção. Nada adianta ter ideias, se não age sobre elas. Neste caso, você é apenas imaginativo e não criativo.

Estudiosos apontam cinco habilidades que são fundamentais para diferenciar os inovadores dos profissionais comuns. São elas:

1-    Capacidade de associação

2-    Questionamento

3-    Observação

4-    Networking

5-    Experimentação

A criatividade faz parte do dia a dia de todos nós, ainda que muitos neguem. As crianças são as que mais vivenciam isso. Com o passar do tempo, com a influência das pessoas, as regras e limites impostos, assim como o temor dos erros e fracassos, acabam por enfraquecer o nosso potencial criativo original, tornando os nossos pensamentos cada vez menos abstratos.

Qual a postura de pessoas que se apropriam de inovação e criatividade?

Para se manter criativo, é preciso pensar fora da caixa, criar o hábito de sair da sua zona de conforto, se expor a novos estímulos e explorar novas realidades constantemente. No entanto, essa inclinação natural à economia de recursos faz com que a maioria das pessoas se acomode aos padrões da sua rotina.

O processo criativo tem algumas etapas como: preparação, incubação, iluminação e implantação. De acordo com Csikszentmihalyi (no livro Creativity – Flow and the Psychology of Discovery and Invention), existem 10 características de uma personalidade criativa, que são:

têm uma grande quantidade de energia, mas também são geralmente quietos e tranquilos;

tendem a serem espertos, mas ingênuos ao mesmo tempo;

1- têm uma combinação de ludicidade e disciplina, ou responsabilidade e irresponsabilidade;

2- alternam entre imaginação e fantasia de um lado, e senso de realidade de outro;

3- parecem acolher as tendências opostas entre extroversão e introversão;

4- são notavelmente humildes e orgulhosos ao mesmo tempo;

5- até certo alcance, escapam de estereótipos rígidos de gênero e tem uma tendência à androginia;

geralmente são imaginados como rebeldes e independentes;

a maioria é apaixonada pelo trabalho, mas podem ser extremamente objetivas sobre ele também;

a abertura e sensibilidade de indivíduos criativos frequentemente os expõem a sofrimentos, mas também a uma grande quantidade de satisfação e alegria.

Como inovar e se manter criativo no ambiente de trabalho

As pessoas criativas também têm uma rotina diferente, com alguns hábitos: acordar cedo; exercitar-se regularmente; seguir uma agenda; trabalhar em qualquer lugar, a qualquer hora e ficar ativo.

A criatividade é essencial para o desenvolvimento de soluções inovadoras, mas também representa um fator-chave para a manutenção de empreendimentos já existentes.

Profissionais criativos dentro de empresas, especialmente, em momentos de crise, podem oferecer o fôlego necessário para que uma companhia continue a existir, além de favorecer o bem-estar, criatividade e inovação no ambiente de trabalho.

Mas não pense que bancar o workaholic fará de você um profissional superprodutivo. Seu corpo não funciona como um computador e tentar trabalhar como um só trará danos à sua saúde.

Não menospreze as férias, pausas e seus momentos de ócio — eles são tão importantes para os seus resultados quanto os períodos em que está efetivamente trabalhando. É preciso deixar a mente descansar e reorganizar as ideias.

Posts Populares