8 fatores que influenciam o consumidor no e-commerce

Park Office | 29 de setembro de 2022

Gestão e Liderança

Diante de uma nova tendência de mercado, o e-commerce tem impulsionado os consumidores a agirem de forma impulsionadora em virtude das ofertas irresistíveis. Oferta esta que aponta o fator determinante para a aquisição de um produto e/ou serviço em busca de sua satisfação.

O mercado eletrônico tem se tornado um ambiente precioso para empresas que buscam ampliar suas vendas e conquistar novos horizontes. Embora haja resistência de alguns usuários devido a receios e a crimes virtuais, o número de consumidores on-line vem aumentado a cada dia, fazendo do ambiente virtual um mercado promissor de oportunidades, crescimento, desenvolvimento, cultura/entretenimento, lazer e comodidade.

Segundo dados do e-bit, o e-commerce brasileiro cresceu 40% em 2010, faturando R$ 14,8 bilhões em vendas de bens de consumo. E até dezembro de 2011, cerca de R$ 18,7 bilhões serão consumidos por meio do comércio eletrônico; ou seja, um aumento de 30% se comparado ao ano anterior.

Diante deste novo horizonte, observamos empresas que vem se destacando tanto na vendas de produtos quanto de serviços. Mas qual será o segredo de tanto crescimento? Para responder esta pergunta, podemos levar em consideração à mudança do comportamento do consumidor. Observa-se que o consumidor no decorrer do tempo vem se tornando mais exigente, o seu nível de know how tem se tornado mais abrangente e além disto, ele sabe que é um fator determinante para o crescimento/sucesso das organizações. No passado, as empresas só pensavam em si próprias e não davam a devida atenção ao cliente, fator este que levaram muitas empresas a fecharem suas portas.

Devido a este fator, as empresas reconheceram que além delas, o cliente também precisava ganhar. Então, nota-se um tipo de negociação definida como ganha-ganha. Estilo este que há uma reciprocidade entre as partes e além do comercial real, o comercio virtual (e-commerce) principalmente nos sites de compras coletivas, as empresas têm ganhado além da venda, o conhecimento de sua existência e assim a sua proliferação através do marketing viral.

Outro parâmetro chave para alcançar o sucesso, é o treinamento; pois as empresas precisam manter seus colaboradores/participantes capacitados para atender e receber a esta "nova demanda"; pois o atendimento e a qualidade são fatores indispensáveis para o sucesso com o cliente.

Um fator interessante neste caso é superar a expectativa do consumidor em todos os aspectos; sendo eles: preço, atendimento, qualidade, comodidade e satisfação. O mercado virtual tende a crescer cada vez mais, pois mediante a oferta de produtos e serviços a preços atraentes, o consumidor reconhece a sua necessidade; seja ela direta ou não, e se depara com o tempo, um fator que torna a oportunidade de suprir sua necessidade como única, impulsionando-o a adquirir o quanto antes por receio de perder a oferta, pois mensagens foram enviadas ao seu subconsciente fazendo da emoção um ponto determinante da decisão.

Veja, abaixo, oito fatores que influenciam na decisão de compra, e mantenha-os sempre no seu radar:

Frete grátis

Ele está no topo da lista de benefícios preferidos dos e-consumidores. De acordo com pesquisa do Boston Consulting Gropu (BCG), 74% dos consumidores afirmam que o “frete grátis” é fator de influência na hora de decidir, ou não, comprar online.

Programe-se para, pelo menos uma vez no ano, oferecer esse benefício ao seu cliente. Aproveite, por exemplo, o gancho do “Dia do Frete Grátis”. No entanto, a ação não pode prejudicar suas finanças, então ela deve ser bem pensada e planejada.

Troca sem complicação

Ficar um mês esperando o retorno de uma loja virtual que levou o produto para troca e ainda não fez a reposição, não rola. De acordo com dados publicados pela consultoria e-Bit, 47% dos consumidores passaram a comprar menos pela internet por causa da complicação nas trocas.

Não perca seu cliente para essa estatística. Facilite as trocas. Comece por deixar claro como funciona o processo, publicando uma política de trocas em seu site, em lugar de fácil visualização.

Analise possibilidades para tornar esse processo menos moroso. Por exemplo, ao retirar, já entregue o novo produto. Além de rapidez, você economiza no frete, poupando uma viagem.

Avaliações de produtos

Uma opinião amiga, ou nem tão amiga assim, também conta na hora de fechar o negócio. Dados da pesquisa do IBOPE e-commerce mostram que mais de 47% das pessoas procuram informações sobre o produto antes de realizar uma compra.

Disponibilize, em sua loja, a opção de avaliar os produtos. Notas ou resenhas, tanto faz, o importante é que haja algum sistema que possibilite ao cliente dar a sua opinião. E mais do que isso, incentive os clientes a comentarem. De nada adianta o espaço, se não houver participação.

Campo de busca eficiente

Sabe quando você começa a procurar algo na bagunça de seu quarto e não acha, e então, você deixa para lá? Pois é, essa mesma “preguiça” pode acometer o cliente que tenta procurar por um produto na sua loja e não encontra. E você já sabe qual é o desfecho dessa história, né? Ele desiste e vai comprar no concorrente.

Dados da SLISystem, empresa especializada em comércio eletrônico, mostram que mais de 34% das pessoas que acessam lojas virtuais utilizam o campo de busca para facilitar a localização dos produtos desejados.

Certifique-se que o seu está funcionando corretamente. Você pode, inclusive, ir além, implantando o sistema que além de resultados precisos, traz os semelhantes. A estratégia pode se converter em vendas.

Navegação intuitiva

Um layout bem planejado e uma navegação eficaz podem ajudar a aumentar suas vendas e impactar na percepção de qualidade de seus serviços.

Nunca é demais lembrar a importância do layout responsivo. A consultoria e-bit estima que os dispositivos móveis irão alcançar uma participação de 10% do mercado até o final de 2015. E se o site de sua loja não suportar esse tipo de navegação, você terá uma significativa perda de clientes.

Estoque sortido

Contar com uma boa variedade de produtos, ainda que com menor quantidade de peças em estoque, também é aconselhável. Assim como em uma loja física, o cliente experimenta dezenas de vestidos até escolher o que lhe caia melhor, no comércio eletrônico ele também quer opções.

Além de evitar que o consumidor vá procurar alternativas no concorrente, você pode aumentar as chances de venda. Afinal, quantas mulheres não entram em uma loja para comprar uma pecinha e saem com um guarda-roupa inteiro?

Novidades

Além de estar por dentro das tendências do mercado, sua loja tem que estar renovando o mix de produtos constantemente. Faça liquidações para esvaziar o estoque a cada estação e renove suas prateleiras sempre que possível.

Formas de pagamento

Você aceita múltiplos meios de pagamento? Dinheiro, cartão, depósito bancário, débito em conta e boleto? Se não, é melhor rever seu sistema. Um estudo realizado pela CyberSource Corp constatou que as lojas virtuais que fornecem quatro ou mais métodos de pagamento têm uma taxa de conversão de vendas 12% maior que aquelas que oferecem apenas uma opção.

Além de alternativas, é importante também disponibilizar o parcelamento das compras. Pesquisa realizada pela e-bit mostra que 64% dos e-consumidores preferem compras parceladas. Sua loja está em dia com todos os quesitos que influenciam as compras pela internet? Arrume a casa e boas vendas!

Veja mais artigos em www.parkoffice.com.br

Posts Populares