3 vantagens de ter um domicílio fiscal

Park Office | 18 de maio de 2023

Gestão e Liderança

Você sabia que é possível criar um domicílio fiscal em coworking?

Quando uma empresa vai ser aberta, ela precisa comprovar a sua existência para órgãos públicos, ao fornecer um endereço que seja válido.

É aqui que apresentamos quais são as vantagens de usar um domicílio fiscal.

Isso às vezes pode ser um problema encontrado por muitos novos empresários, seja porque eles não possuem um local para abrir a empresa ou porque encontram algum tipo de dificuldade de instalação no domicílio.

Para esses e outros casos existe uma ótima possibilidade, conhecida como domicílio fiscal. Você sabe o que é isso?

Confira a seguir o que é, quais são as vantagens e como abrir um domicílio fiscal em coworking.

O que é domicílio fiscal?

Um domicílio fiscal é um endereço válido para o registro da empresa, mas que não necessariamente diz respeito ao endereço de atuação da empresa.

Dessa forma, essa prática, que é totalmente legal para empresas prestadoras de serviço, consiste em registrar um endereço válido apenas para que a abertura da empresa seja possível.

Ou seja, não é necessário alugar um ponto comercial exclusivamente para essa tarefa.

Domicílio Fiscal

Como conseguir um domicílio fiscal?

Um domicílio fiscal pode ser obtido de duas formas: utilizando um endereço com autorização do proprietário do imóvel para o registro da empresa ou então contratando uma empresa especializada, como um coworking.

No caso de utilizar um endereço de maneira independente é muito importante que o proprietário permita que você faça o registro do imóvel.

Se você mora de aluguel, por exemplo, é bastante improvável que o proprietário permita que você faça este registro para abrir uma empresa, pois o aluguel para pontos considerados comerciais é diferente.

Por outro lado, ao contratar um espaço de coworking, especializado no assunto, você conta com um endereço que passa credibilidade e para isso só precisa pagar um determinado valor mensal.

Qual a diferença entre usar um endereço fiscal e o comercial?

A diferença do endereço fiscal para o endereço comercial é que o primeiro é utilizado apenas para o registro da empresa, ou seja, não diz respeito sobre onde a empresa efetivamente atua.

No método convencional, endereço comercial e endereço fiscal coincidem, pois a empresa atua no endereço registrado.

Na modalidade de escritório de coworking, por sua vez, a situação é distinta, já que muitas vezes o profissional pode não atuar em um local fixo — como um consultor, por exemplo.

Quais as vantagens de usar um endereço fiscal em coworking?

Usar um endereço fiscal traz benefícios muito importantes para o seu negócio, especialmente, quando ele cria a possibilidade de um escritório de coworking.

Sendo capaz de melhorar resultados importantes do seu negócio, esse tipo de endereço possui como vantagens:

1-Garantia de regularização do negócio

Sem um endereço para registro você não pode tirar o CNPJ da sua empresa, não pode fazer o cadastro na Junta Comercial e, portanto, não pode efetivamente regularizar a sua empresa.

Assim, contar com um endereço fiscal em coworking facilita todo esse processo, ajudando a garantir a regularização do seu negócio.

2-Redução de burocracia ao contratar endereço fiscal em coworking

Alugar um imóvel comercial pode ser um verdadeiro transtorno e, por isso, usar um endereço fiscal é altamente benéfico para se ver livre dessa burocracia.

Como em escritórios virtuais só é preciso realizar o pagamento mensal da taxa do endereço, você se vê livre de todos os processos de locação da sala, contrato imobiliário, condições de aluguel e mais.

3-Redução de custos

Além disso, utilizar um endereço fiscal também é benéfico para a redução de custos, já que na maioria das vezes o aluguel de um ponto comercial é muito mais caro do que realizar o aluguel de um endereço fiscal.

A atuação em um escritório de coworking, ou seja, em que várias pessoas trabalham juntas, também é benéfica para a redução dos custos, porque elimina a necessidade de gastar com uma estrutura completa.

Como ele permite que você tenha acesso a alguns serviços como reserva de salas de reuniões, caixas postais e possibilidade de contratação avulsa de profissionais como recepcionistas, esse tipo de endereço ajuda a reduzir os custos experimentados pela sua empresa.

O endereço fiscal em coworking é uma possibilidade para empresas que buscam a redução da burocracia e dos gastos e também, uma regularização do negócio.

Versátil e útil, este serviço é indispensável para quem quer abrir o negócio de prestação de serviços com segurança e baixo custo.

Veja mais em https://parkoffice.com.br/motivos-domicilio-fiscal

Veja mais em https://www.contabilizei.com.br/contabilidade-online/domicilio-fiscal/#:~:text=Domic%C3%ADlio%20fiscal%20%C3%A9%20o%20endere%C3%A7o,tributa%C3%A7%C3%A3o%20federal%2C%20estadual%20e%20municipal.