Rede de empresas: o que significa? O que você pode ganhar com isso?

Park Office | 30 de março de 2020

Escritório Virtual

A grande competitividade do mercado global traz às empresas a necessidade de sair do cenário vertical e hierárquico e passar a atuar em um cenário horizontal

Empresa em rede é um termo usado para designar novos modelos de empresas modernas.

Diferentemente de uma empresa sistêmica, uma empresa em rede é organizada de forma reticular, ou seja, virtualmente ou em tela.

O modelo organizacional de empresa em rede é inovador e começou a ser observado no final do século XX, tendo como sua principal característica a relação com a internet e com a tecnologia digital.

O avanço tecnológico contribuiu diretamente para o compartilhamente e velocidade da informação e para a existência de uma empresa em rede.

História

A internet é um meio de comunicação que permite pela primeira vez a comunicação entre muitos, em um momento escolhido, em escala global.

A internet promoveu uma mudança na economia mundial. Segundo estudos do teórico Manuel Castells, firmas comerciais foram a força propulsora da expansão da internet, que foi moldada em grande parte em torno desses usos comerciais.

Da mesma forma que as empresas transformaram a internet, esta transformou e ajudou a desenvolver as empresas.

Definição de rede

A palavra rede é definida, segundo Manuel Castells, como um conjunto de nós interconectados. A formação de redes é uma prática humana muito antiga, mas hoje elas são energizadas pela Internet.

Como já previu Don Tapscott, a aplicação de novas tecnologias modifica toda a estrutura organizacional das empresas, gerando maior produtividade e eficácia organizacional ao trabalho.

Segundo Manuel Castells, a grande competitividade do mercado global traz às empresas a necessidade de sair do cenário vertical e passar a atuar em um cenário horizontal.

Portanto, dessa forma, a estrutura organizacional vertical passa a dar lugar a uma composição como de empresas virtuais, empresas em ou teias de empresas.

Características de uma empresa em rede

Em uma empresa em rede predomina a interação da informação, a comunicação descentralizada e o relacionamento colaborativo. Sendo assim, é diferente de uma empresa sistêmica, já que essa é dividida em áreas isoladas, que dificilmente contribuem diretamente entre si.

Na empresa em rede uma teia imaginária permite a relação entre todos os membros da empresa, internos e externos (fornecedores e consumidores), que cada vez mais interagem e participam dos processos de uma empresa moderna (o network).

Para serem mais competitivas no mercado global as empresas encontram a necessidade de migrar de um cenário vertical e hierárquico para um cenário horizontal.

Alguns casos já comprovam que o uso de tecnologia de informação diminui processos e, consequentemente, os desperdícios e erros. Assim, conseguem um bom retorno financeiro, além de economizar tempo e valorizar a entrega aos cliente.

Uma empresa em rede não necessariamente é uma empresa “ponto com”, ou seja, não realiza apenas vendas online, mas todo o seu processo está em rede.

Conclusão Devido a internet e grande competitividade global, as empresas tiveram que se adaptar e arranjar formas únicas de sobreviver. Assim surgiu a empresa em rede, que possui grandes benefícios, como a diminuição de erros e contato mais próximos com todos os membros.

Referências

  1.  CASTELLS, M. A Galáxia da Internet: Reflexões sobre a Internet, os Negócios e a Sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.
  2.  CASTELLS, M. A Sociedade em Rede. Paz e Terra, 2002.